Brasil e Mundo 7/6/2017 16:33:18 » Por Atualizado em 6/7/2017 16:38h

FETHESP e sindicatos filiados unificam pauta de reivindicações dos empregados e profissionais em institutos de beleza

Representantes dos trabalhadores negociarão com o sindicato patronal a criação de novas cláusulas econômicas e sociais para a categoria

Reunião entre dirigentes sindicais na sede da FETHESP unificou pauta de reivindicações da categoria

Reuniram-se nesta terça-feira (06/06) na sede da FETHESP, em São Paulo, dirigentes dos sindicatos filiados à federação que representam empregados e profissionais de institutos em beleza do Estado de São Paulo para unificar a pauta de reivindicações da categoria, cuja data-base é 1º de junho.

A negociação coletiva deste ano irá abranger cláusulas sociais e econômicas, visando a firmar uma convenção coletiva de trabalho com dois anos de vigência. O presidente da FETHESP, Rogério Gomes, que coordena a negociação conjunta, colocou em discussão as reivindicações apresentadas individualmente pelos sindicatos filiados e, ao término dos trabalhos, o grupo chegou a uma conclusão em comum.

Ficou definido que será pleiteado ao sindicato patronal um percentual acima da inflação para reajustar os salários e os pisos salariais dos trabalhadores, com cláusulas econômicas novas, como o vale refeição para todas as funções.

Os sindicalistas também reivindicam a substituição da cesta básica, que atualmente é fornecida em forma de itens pré-estabelecidos, por cartão alimentação. “Entendemos que o cartão alimentação é mais vantajoso, pois o trabalhador tem mais liberdade para escolher, por conta própria, os itens que acha necessários para a sua utilização”, disse o presidente Rogério Gomes.

A pauta unificada contém, ainda, reivindicação de cláusula que implementa PLR (Participação nos Lucros e Resultados) nos salões de beleza e, na área social, a inclusão do Benefício Social Familiar, com auxílios novos que têm por objetivo amparar o trabalhador e sua família em diversas áreas.