Brasil e Mundo 27/7/2017 9:32:55 » Por

Novo radar em Rio Preto aplica mais de seis mil multas em 20 dias de funcionamento

Avenida está sinalizada no local e limite de velocidade é de 40 km/h por causa de uma escola no local.

Um radar recém-instalado na avenida da Saudade, em São José do Rio Preto (SP), já aplicou 6,5 mil multas em apenas 20 dias de funcionamento. O radar foi colocado no local porque estudos da Secretaria de Trânsito mostraram que os motoristas passam pelo local numa velocidade bem acima da permitida, chegando a 80 km/h, o dobro do permitido, que é 40 km/h.

Um levantamento preliminar da Secretaria de Trânsito aponta uma média de 320 multas por dia. Além do radar, a avenida tem sinalização de solo e também de placas e os motoristas não estão atentos a essa sinalização.

“A principal razão do radar no local é o fato de ter duas escolas na região, uma infantil. A própria população pediu para diminuir a velocidade nesse trecho. A velocidade era de 60 km/h e após estudos vimos que a velocidade precisaria ser diminuída”, afirma o coordenador de trânsito da Secretaria, Willians Caires.

Os radares instalados na avenida Brasilusa e também no viaduto da zona norte de Rio Preto começaram a funcionar no mesmo dia que o da avenida da Saudade. Nesses outros pontos, a média diária é de 30 a 50 multas.

A Secretaria de Trânsito reforçou a sinalização no local. “A legislação exige no mínimo duas placas de sinalização de radar, no trecho colocamos oito placas, estamos fazendo mais do que a legislação pede", afirma Caires.

Vale lembrar que exceder a velocidade em até 20% é infração média, de R$ 85 e mais quatro pontos na carteira de habilitação.

Já exceder a velocidade de 20 até 50% é considerado infração grave R$ 127 e mais cinco pontos. Agora se o motorista exceder velocidade acima de 50% é considerado infração gravíssima, multa de R$ 574 e mais sete pontos.

Fonte: TVTEM