Esporte 27/7/2017 10:41:23 » Por

Santos cai na Copa do Brasil, mas vive melhor momento na temporada

Equipe bate o Flamengo em casa por 4 a 2 e fica próxima de classificação histórica

O Santos esteve muito próximo de uma classificação histórica contra o Flamengo, nesta última quarta-feira, na Vila Belmiro. A vitória por 4 a 2 não foi suficiente para colocar a equipe alvinegra na semifinal da Copa do Brasil (os cariocas ficaram com a vaga pelos gols fora de casa no agregado em 4 a 4), mas os aplausos da torcida ao fim da partida se justificam. O time de Levir Culpi deixa o torneio de cabeça erguida, em seu melhor momento na temporada e com boas perspectivas para o Brasileiro e a Libertadores.

A equipe não é derrotada há um mês, quando caiu justamente para o Flamengo na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil (2 a 0, no Rio). Nesse período, a defesa se destacou (não sofria gols há quatro jogos) e o ataque voltou a funcionar. Levir, sem Thiago Maia (vendido) e Renato (lesionado), encontrou nova formação para o meio de campo, com Vecchio e Lucas Lima, além de Yuri, na proteção da zaga.

Na Vila, nesta quarta, o setor funcionou mal. Yuri, que deveria cuidar de Diego, falhou – foi o meia quem deu passe preciso para Berrío fazer 1 a 0 para o Flamengo, aos 10 minutos do primeiro tempo. Lucas Lima e Vecchio também estiveram apagados.

David Braz foi o melhor santista em campo (Foto: Lucas Baptista/Futura Press)

Sem o brilho técnico, sobrou disposição ao Santos, que não desistiu da classificação mesmo quando Guerrero fez 2 a 1 antes do primeiro minuto do segundo tempo – Bruno Henrique havia empatado o duelo na etapa inicial, num golaço de fora da área.

Aqui vale um parêntese para o lance mais polêmico da noite: aos 40 minutos do primeiro tempo, 1 a 1 no placar, Lucas Lima lançou Bruno Henrique, que dividiu com Réver dentro da área do Flamengo e caiu. O árbitro Leandro Vuaden marcou o pênalti. Pouco depois, foi chamado pelo quarto árbitro, Flávio Rodrigues de Souza, e voltou atrás (veja o lance abaixo). Deu escanteio para os donos da casa, que ficaram revoltados.