Esporte 27/7/2017 10:41:22 » Por

Guardiola rasga elogios a Ederson

Treinador exalta a atuação do goleiro na goleada por 4 a 1 sobre o Real Madrid

Nada como uma goleada sobre um dos times mais fortes do mundo para os ânimos ficarem calmos. A vitória sobre o Real Madrid por 4 a 1 na última quarta-feira, pela International Champions Cup, em Los Angeles (EUA) deu a Pep Guardiola mais tranquilidade para preparar a sua equipe para o Campeonato Inglês. Um dos destaques do time foi o goleiro brasileiro Ederson, contratado recentemente junto ao Benfica. Em entrevista cletiva logo após a partida, Guardiola fez muitos elogios a Ederson, e apenas uma cobrança: aprender rapidamente a falar inglês.

- Foi uma partida muito importante para ele. Todos conhecíamos a sua qualidade, mas quando você chega em um novo clube e tem uma atuação como a de hoje, isso ajuda muito. Ederson é jovem, e é uma questão de tempo até que esteja na seleção brasileira, o que não é pouca coisa. Só temos que fazê-lo falar inglês o mais rápido possível (risos). Ele fez ótimas defesas, e mostrou reflexo e agilidade, além de uma ótima capacidade de ler as situações de jogo. Foi muito bem hoje.

Guardiola brincou dizendo que quer ver Ederson falando inglês rapidamente (Foto: Marcelo Russio)

Solicitado a analisar os três anos de seu rival, Zidane, no comando do Real Madrid, Guardiola também não poupou elogios ao francês.

- Como jogadores, por favor, não é possível nos compararmos. Zidane foi um dos maiores da história. Era um sonho vê-lo jogar. Como técnico, o que eu posso dizer? Em três anos ganhou duas Ligas dos Campeões da Europa e um Campeonato Espanhol, que o Real Madrid já não ganhava havia algum tempo. Ele é um grande técnico.

Para Guardiola, a vitória não teve importância, mas sim a forma com que o time jogou, que agradou o treinador.

- Ainda estamos na pré-temporada. Da mesma forma que no jogo contra Manchester United, que nós perdemos, também tiramos boas coisas desse contra o Real Madrid. É claro que, para a nossa confiança, a vitória fez muito bem, porque os jogadores atuaram com muita intensidade e em um nível muito alto. Eu sempre digo que temos que poder competir contra qualquer um. Esse é o meu sonho: sermos mais estáveis e mais sólidos, e as novas contratações nos ajudarão muito nisso. O resultado não tem nenhuma importância, mas sim a forma como nós jogamos. Esta é a maior importâcia para o nosso futuro.

Leia outros rechos da coletiva de Pep Guardiola:

Análise da vitória e do Real Madrid

Na minha carreira, como jogador e como técnico, o Real Madrid sempre foi o Real Madrid. Mas eu me concentro no meu time e nos meus jogadores, e quero convencê-los a jogar da melhor maneira para conquistar nossos sonhos e nossos objetivos, a ser agressivos com e sem a bola, especialmente sem ela. Foi para os nossos torcedores verem que nós vencemos o time que foi por dois anos seguidos o melhor da Europa. E é claro que a pré-temporada para eles é menos importante que para nós, porque nós precisamos construir um time, e o deles já está pronto. O Real Madrid nunca joga mal. Nós fomos bem, mas eles sempre são um time de ponta. Admiro muito a sua consistência em termos de jogar em alto nível constantemente. Como o Barcelona. Eles chegam todo ano, não importa o que aconteça. Para eles foi um amistoso que fez pate da preparação para a Supercopa da Uefa e a Supercopa da Espanha. Nós estamos nos preparando para o Campeonato Inglês.

Boa atuação de Kevin De Bruyne

Quando o humor de Kevin está bom e ele está leve e feliz, ele joga como jogou hoje. É difícil achar um jogador com a sua qualidade que se movimenta, que briga pela bola, que dá bons passes e boas assistências... é raríssimo achar um jogador como ele no mundo. Espero que ele mantenha o temperamento estável positivamente, como nas três semanas que passamos aqui.

Importância de Yaya Touré

Yayá, eu já disse isso antes, tem uma grande personalidade, e ama jogar futebol. Eu adoro treinar caras que gostam de jogar futebol. Nós damos a bola a eles e eles se divertem. Por isso ele foi tão bem contra jogadores como Isco, Modric e Kovacic. Eles têm tanta qualidade que é difícil tirar a bola deles, é quase um milagre eles perderem o domínio da bola.

Presença e participação maciça da torcida no jogo, e a torcida para o Real Madrid

Já vim com o Barcelona aqui, e sempre que viemos aos Estados Unidos, os fãs superam as nossas expectativas. Eu gosto muito de jogar com grandes torcidas. Hoje nós jogamos fora de casa, porque pelo menos 80% da torcida estava a favor do Real Madrid, o que é normal, porque Real Madrid e Barcelona são os dois melhores times do mundo. Talvez nos próximos anos nós possamos jogar bem e seduzir mais pessoas a torcerem por nós.