Esporte 27/7/2017 10:41:21 » Por

Em prisão preventiva, Ángel Villar deixa vice-presidência da Fifa e da Uefa

Ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol era o número 2 da Fifa a

Em prisão preventiva por suspeita de fraude envolvendo a seleção espanhola, Ángel Villar renunciou a seus cargos como vice-presidente da Fifa e da Uefa, anunciaram ambas as instituições nesta quinta-feira. Detido desde 18 de julho, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) foi posto em prisão preventiva como suspeito de criar e alimentar durante anos uma ampla rede de corrupção dentro da entidade.

Angel Maria Villar foi preso na Espanha na semana passada (Foto: Reuters)

Um dia antes, o Conselho Superior de Esportes (CSD) suspendeu Villar por 1 ano. A punição foi decidida em reunião da comissão diretiva do CSD em Madri, um dia depois do Tribunal Administrativo do Esporte da Espanha (TAD) abrir expediente disciplinar contra Villar, comandante da RFEF desde 1988. Juan Luis Larrea, que era tesoureiro da Federação até esta terça, é o novo presidente interino da entidade.

Segundo a justiça espanhola, Villar criou uma rede de clientes e utilizou os jogos da seleção da Espanha para tirar proveito com a empresa do filho Gorka. O dirigente também teria usado a RFEF para conceder benefícios aos presidentes das federações regionais em troca de apoio, segundo o juiz Santiago Pedraz, da Audiência Nacional espanhola.

Além de antigo número 2 da Fifa, Villar também era vice-presidente da Uefa e concorreu à presidência do órgão no ano passado para substituir o francês Michel Platini, antes de desistir após ser chamado para se reeleger na RFEF.