Brasil e Mundo 24/8/2017 15:22:6 » Por Atualizado em 29/8/2017 11:39h

Concluído novo índice salarial para trabalhadores em Salões de Beleza

Veja como foi o seu reajuste salarial.

Clique aqui e tenha acesso a nova Convenção Coletiva de Trabalho

O Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e Região – SETH, anuncia para os trabalhadores da categoria de Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Estado de São Paulo que saiu o novo reajuste salarial para estes trabalhadores.

Os salários dos empregados integrantes da categoria profissional, abrangidos pela presente Convenção Coletiva de Trabalho, com data-base em 01/06/2017, que recebam um valor maior que o piso salarial mínimo terá um reajuste de 4,5% (quatro e meio por cento), calculado sobre os salários de 01/06/2016 devidamente reajustados pela Convenção Coletiva de Trabalho anterior.

Agora que vem a grande vantagem para os trabalhadores:

Quem recebe o piso mínimo da categoria terá um reajuste extraordinário de 10% por cento, ou seja em um momento em que os reajustes salariais de todas as categorias de trabalho no País, não estão passando de 4,5 % por cento, os trabalhadores terão um valor considerável de aumento em seus pagamentos, a valorização e a negociação que o SETH conseguiu pode ser considerado histórico, pois estes grandes profissionais merecem toda a luta que o SETH concluiu com o setor patronal.

Não foi fácil, mas estamos aqui justamente para isto, conseguir ganhos reais para os trabalhadores, nossos índices de aumento salarial é a grande luta que o Sindicato faz no seu dia a dia, pois trabalhador quer ser valorizado pela função que desempenha e é isto que eles esperam de um sindicato forte e coerente com suas convicções, analisa o mandatário do SETH Sergio Paranhos.

A PARTIR DE 01/06/2017

Confira outros importantes benefícios que o SETH conseguiu garantir para os seus representados.

ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO - Os empregadores se obrigam ao pagamento de um adicional por tempo de serviço prestado pelo empregado ao mesmo empregador, igual a 5% (cinco por cento), por biênio trabalhado, limitado ao máximo de 03 (três) biênios, adicional esse que será calculado sobre o salário nominal do empregado e incidirá no cálculo das horas extras mensais, 13º salário, indenização integral ou parcial e depósitos fundiários.

CESTA BÁSICA - Os empregadores concederão a todos os empregados que percebam até o valor do salário mínimo estadual + 4,2% (equivalente na data base de 01/06/2017 a R$ 1.076,20 + R$ 45,20 = R$ 1.121,40) no valor de R$ 65,00, uma cesta básica de alimentos, nos termos do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador, instituído pela Lei Federal nº 6312/76, regulamentado pelo Decreto nº 05 de 14/01/91, entregues na 1ª quinzena de cada mês, contendo no mínimo 15 (quinze) itens e 27 (vinte e sete) quilos de produtos conforme segue:

O benefício aqui estabelecido será concedido também durante o período de licença maternidade e eventuais afastamentos por motivo de doença ou acidente de trabalho.

Ficam respeitadas as condições mais benéficas já praticadas pelo empregador em concessão de igual beneficio.

HORAS EXTRAS - As horas extraordinárias serão remuneradas com acréscimos de 100% (cem por cento) sobre o valor da hora normal.

Por estas e outras razoes é importantíssimo o trabalhador estar filiado ao seu sindicato, estes são apenas alguns benefícios garantidos pelo SETH, existem outros vários em sua Convenção Coletiva de Trabalho, nosso trabalho é incansável, nossa luta é constante, procure o SETH sempre que tiver alguma dúvida ou precisar de alguma orientação a respeito do seus direitos, afinal de contas estamos aqui justamente para isso, nosso telefone (17) 3203-0077, endereço: Rua Conselheiro Saraiva, 317, Vila Ercilia, São José do Rio Preto – SP.

BENEFÍCIO SOCIAL FAMILIAR

Uma das grandes conquistas na nova Convenção Coletiva dos Trabalhadores é a inclusão do Benefício Social Familiar, onde a entidade sindical prestará indistintamente a todos os trabalhadores subordinados a esta Convenção Coletiva de Trabalho, benefícios sociais em caso de: nascimento de filho, acidente, enfermidade, aposentadoria, incapacitação permanente ou falecimento, conforme tabela de benefícios definida pelos sindicatos e discriminada no Manual de Orientação e Regras, por meio de organização gestora especializada e aprovada pelas entidades Sindicais Convenentes.

A prestação dos benefícios sociais iniciará a partir de 01/09/2017, na forma, valores, parcelas, requisitos, beneficiários, penalidades e tabela de benefícios definida no Manual de Orientação e Regras, registrado em cartório, parte integrante desta cláusula.

Para efetiva viabilidade financeira deste benefício e com o expresso consentimento da entidade sindical profissional, as empresas, compulsoriamente, a título de contribuição social, recolherão até o dia 10 (dez) de cada mês e a partir de 10/09/2017, o valor total de R$ 9,00 (nove reais) por trabalhador que possua, exclusivamente, por meio de boleto disponibilizado pela gestora no site www.beneficiosocial.com.br. O custeio do Benefício Social Familiar será de responsabilidade integral das empresas, ficando vedado qualquer desconto no salário do trabalhador.

Em caso de afastamento de empregado, por motivo de doença ou acidente, o empregador manterá o recolhimento por até 12 (doze) meses. Caso o afastamento do empregado seja por período superior a 12 (doze) meses, o empregador fica desobrigado ao recolhimento desta contribuição a partir do décimo terceiro mês, ficando garantidos ao empregado todos os benefícios previstos nesta cláusula, até seu efetivo retorno ao trabalho, quanto então o empregador retomará o recolhimento relativo ao trabalhador afastado.

O nascimento, óbito ou evento que possa provocar a incapacitação permanente para o trabalho, por perda ou redução de sua aptidão física, deverá ser comunicado formalmente à gestora, no prazo máximo e improrrogável de 90 (noventa) dias da ocorrência, pelo site www.beneficiosocial.com.br.

O empregador que por ocasião do nascimento, de fato causador da incapacitação permanente ou falecimento, estiver inadimplente por falta de pagamento, efetuar recolhimento por valor inferior ao devido, ou comunicar o evento após o prazo de 90 (noventa) dias, reembolsará a gestora o valor total dos benefícios a serem prestados e responderá perante o empregado ou a seus dependentes, a título de multa, o dobro do valor dos benefícios. Caso o empregador regularize sua situação no prazo de até 15 (quinze) dias corridos, após o recebimento da comunicação formal feita pela gestora, ficará isento de quaisquer responsabilidades descritas no item "6.)" do Manual de Orientação e Regras.

Caso haja, planilhas de custos e editais de licitações, deverá constar a provisão financeira para cumprimento do Benefício Social Familiar, para preservar o patrimônio jurídico dos trabalhadores, em consonância com o artigo 444 da CLT. Mensalmente, estará disponível no site da Gestora um novo Certificado de Regularidade o qual deverá ser apresentado ao contratante quando solicitado e ao homologador quando das rescisões trabalhistas.

O presente serviço social não tem natureza salarial, por não se constituir em contraprestação de serviços, tendo caráter compulsório e ser eminentemente assistencial.

O descumprimento da cláusula em decorrência de negligência, imperícia ou imprudência de prestador de serviços (administradores e/ou contabilistas), implicará na responsabilidade civil daquele que der causa ao descumprimento, conforme artigos 186, 927, 932, III e 933, do Código Civil Brasileiro.

Jornalista Responsável: Fabiano Gonzalo Guiguet

MTB: 60325