Brasil e Mundo 11/10/2017 15:47:32 » Por

Pallets e caixotes são opções mais baratas para decoração de ambientes

Com charme rústico, materiais podem ser transformados em camas, sofás, mesas e outras opções

Pallets podem ser transformados em diversos móveis, como sofás e mesas (Foto: Rafael Ranéia/Arquivo pessoal)

Acessíveis e versáteis, os pallets e caixotes de madeira vêm conquistando espaço na decoração. Isso porque os materiais podem ser transformados em uma infinidade de móveis, bastando usar a criatividade para torná-los funcionais. Com charme rústico e despojado, as peças ainda são sustentáveis.

Em Sorocaba (SP), o estudante de arquitetura e bioconstrutor Rafael Ranéia da Silva, de 22 anos, decidiu empreender no setor dos móveis sustentáveis, que são aqueles feitos a partir da reutilização de materiais - como os pallets e caixotes - ou com materiais que geram menor impacto ao meio ambiente por meio de uma nova tecnologia, por exemplo.

"Uma das vantagens é que os móveis de pallets e caixotes são, em média, cerca de 45% mais baratos do que os mobiliários 'convencionais'. No cuidado, não é necessário nada a mais do que para móveis comuns, como verniz. No entanto, é importante uma proteção contra cupins", alerta.

Estudante de arquitetura empreende no setor de móveis sustentáveis em Sorocaba (Foto: Rafael Ranéia/Arquivo pessoal)

Além de aumentar a vida útil dos materiais que seriam jogados no lixo, os móveis sustentáveis conferem aos ambientes um aspecto rústico e despojado e podem estar na casa toda, desde a sala até o quintal. Foi buscando isso que o engenheiro de produção João Henrique de Macedo decidiu trocar o sofá e a cama tradicionais pelas versões de pallets.

"Gosto da ideia de reutilização. Minha sala possui tapetes e almofadas espalhados e a ideia era fazer um espaço no chão. Unindo a beleza do pallet como móvel rústico e podendo escolher a altura do mesmo, consegui uma solução que saísse do comum e trouxesse conforto e beleza dentro da ideia que eu tinha em mente", conta João. Para o sofá, foram necessários apenas dois pallets.

Apesar da popularização dos móveis sustentáveis, o estudante de arquitetura acredita que eles não são uma tendência, mas sim uma necessidade.

"Atualmente existem mais pessoas preocupadas com todo esse contexto. Com tantas crises e momentos que geraram forçadas reflexões, como a crise hídrica na grande São Paulo em 2015, se fez nascer essa sensação de que tudo deve ser de certa forma sustentável para manter a harmonia do consumo, que hoje ainda é desenfreado", pontua Rafael.

Mesa e banco feitos de pallets têm charme rústico (Foto: Rafael Ranéia/Arquivo pessoal)

Para quem quer apostar no charme dos móveis sustentáveis para decorar o ambiente, os pallets e caixotes são materiais comumente descartados em empresas, mercados, feiras e podem até serem comprados pela internet.

"Para saber se a madeira do pallet ou caixote está em boas condições de uso basta observar a cor e a rigidez. A cor não pode estar escura, pois significa que tomou bastante chuva e sol. Dessa forma, o material quebra bem mais rápido. Para testar a rigidez, é só colocar uma carga na peça. Madeiras novas envergam, mas não quebram", explica Rafael.

Estudante mostra bancada de bar feita a partir de pallets (Foto: Rafael Ranéia/Arquivo pessoal)