Esporte 11/10/2017 16:18:58 » Por

De olho na vaga de Massa, Kubica realiza teste "bem-sucedido" na Williams

Com carro de 2014 da escuderia britânica, usado por Lance Stroll para se familiarizar com os circuitos da F1

São três os pilotos que disputam com Felipe Massa uma vaga na Williams ao lado de Lance Stroll na temporada 2018 de Fórmula 1: Robert Kubica, Paul di Resta e Pascal Wehrlein. E hoje, o primeiro deles completou um teste com o carro de 2014 da Williams no Circuito de Silverstone, em esquema de portões fechados, para o time avaliar se o piloto tem condições de pilotar em alto nível. O carro usado pelo polonês em sua avalição é o mesmo com o qual Stroll, antes de iniciar sua primeira temporada na F1, realizou vários testes para se familiarizar com circuitos que nunca havia corrido antes. A escuderia de Grove confirmou a informação e, sem muitos detalhes (número de voltas, melhor tempo...), se limitou a afirmar que a experiência foi "bem-sucedida".

A ideia é que o time teste o polonês novamente, desta vez em Hungaroring, na Hungria (mesmo traçado em que Kubica guiou pela primeira vez um carro da F1 de 2017, da Renault). Acredita-se que a experiência será realizada antes do GP dos EUA, com Paul Di Resta pilotando em um dos dias de testes.

Robert Kubica em teste pela Renault, em Hungaroring. Piloto voltará ao circuito para guiar o carro de 2014 da Williams (Foto: Reprodução)

Felipe Massa, recentemente, disse que o teste será inconclusivo, visto que o carro atual é bastante diferente do de 2014, porém, Nico Rosberg, que assumiu o cargo de empresário de Kubica, acredita que as sessões servirão prioritariamente para conhecimento mútuo entre piloto e equipe.

- Acho que se trata mais de conhecer uns aos outros e ver se tudo se encaixa. Com alguém do nível de talento de Kubica, fazer um teste é o menor dos problemas - completou.

O polonês guiou, no começo de agosto, o atual carro da Renault nos testes coletivos em Hungaroring, após ter mostrado bom desempenho em sessões privadas com a Lotus de 2012. Entretanto, Kubica acabou preterido por Carlos Sainz Jr., que substituirá Jolyon Palmer no cockpit do carro francês já no GP dos EUA. O piloto, então, rescindiu o breve contrato que tinha com a Renault e, desde então, seu uniu ao atual campeão Nico Rosberg na busca para voltar de vez à Fórmula 1.