Destaques Sindicais 10/11/2017 9:37:50 » Por Atualizado em 11/10/2017 11:13h

Shopping esperam alta de 7 por cento em vendas de Natal e devem aumentar contratações

Segundo associação, crescimento deve ser puxado pelos segmentos de vestuário, eletroeletrônicos e calçados.

Os lojistas de shopping centers do Brasil devem elevar em 5% as contratações temporárias neste fim de ano, apostando em aumento de cerca de 7% nas vendas de Natal, afirmou nesta quarta-feira (8) a associação que representa o setor, Abrasce.

"A maior parte dos shoppings espera alavancar as vendas nesse Natal em relação ao ano passado, que foi difícil e de pouco crescimento para o comércio", disse à Reuters Adriana Colloca, diretora de operações da Abrasce.

Em 2016, as vendas de Natal tiveram avanço marginal de 0,3%, conforme a associação.

Segundo Adriana, o crescimento esperado para este Natal deve ser puxado pelos segmentos de vestuário, eletroeletrônicos e calçados. Ela ainda afirmou que um desempenho mais forte neste fim de ano deve permitir ao setor alcançar a expectativa traçada para 2017, de uma alta de 5 a 7% nas vendas totais.

"Mês a mês as taxas de crescimento no segundo semestre estão sendo um pouco maiores que no primeiro", disse ela.

O resultado acumulado até setembro já indicava alta de 5% nas vendas, o que representa uma aceleração frente à variação positiva de 4% apurada até junho.

A Abrasce ainda não fechou as estimativas para o ano que vem, mas Adriana avalia que os indicadores macroeconômicos sugerem um cenário mais otimista. "Os índices de emprego, confiança do consumidor, a taxa de juros e a inflação apontam, em geral, para um 2018 melhor", comentou.

Ela acrescentou que oito empreendimentos foram inaugurados em 2017 e outros 10 ainda devem abrir as portas entre o fim deste ano e meados de 2018.