Esporte 10/11/2017 9:57:50 » Por

Está machucado? Não desanime! Você pode voltar a correr antes do que imagina

Treinador Gustavo Luz diz que é preciso respeitar os sinais do corpo, pegar leve ou dar uma pausa nos treinos aos primeiros sinais de dor

A situação é bastante comum. O sujeito começa a treinar corrida, se identifica com a atividade, começa a treinar mais forte e a mandar bem em provas e, de repente, se machuca. Talvez você conheça alguém que esteja passando por isso ou talvez esse alguém seja você mesmo. É interessante prestar atenção: muitas vezes a lesão não aparece tão de repente assim. Geralmente os sinais de que o corpo está se desgastando demais aparecem aos poucos com os primeiros sinais de dor, mas o corredor insiste em treinar mesmo assim. Ingredientes certos para dar errado.

Primeiro passo ao sentir alguma dor é pegar leve nos treinos (Foto: iStock Getty Images)

A boa notícia é que a maioria das lesões na corrida não é grave, e você provavelmente não vai precisar de nada excepcional para se curar. O primeiro passo quando sentir algum tipo de dor é dar uma aliviada nos treinos. Pode ser que só pegar um pouco mais leve e diminuir a dificuldade dos treinos sejam o suficiente para o desconforto ir embora. Mas também pode acontecer de ter que ficar parado por alguns dias para se recuperar, principalmente se você estiver sentindo desconforto simplesmente para andar no dia a dia.

E na hora de voltar aos treinos, faça isso de uma forma suave e progressiva. Você não tem nada a ganhar acelerando esse processo. Uma boa estratégia, mesmo para quem já estava correndo bem antes de se machucar, é alternar corrida com um pouco de caminhada, pelo menos nos primeiros treinos - por exemplo, fazer 30 ou 40 minutos alternando quatro minutos de corrida com um minuto de caminhada. Essa caminhada pode permitir uma melhor avaliação de como está a região ao longo do treino. Assim você evita passar do ponto e acerta na quantidade de exercício que faz bem para a sua saúde no momento.