Brasil e Mundo 4/12/2017 15:44:38 » Por

Safra da borracha está no início no Noroeste Paulista

Região é a maior produtora de látex do Brasil.

Safra da borracha está no início no Noroeste Paulista  (Foto: TV TEM/Reprodução)

Safra da borracha está no início no Noroeste Paulista

A produção de látex no Noroeste Paulista dura praticamente o ano todo. Quando uma safra acaba, logo começa outra.

Claudemir Aparecido Ruas faz sangria numa plantação no município de Bálsamo.

É um trabalho que começa bem cedinho para aproveitar as temperaturas mais baixas e conseguir uma produção melhor das árvores.

Safra da borracha está no início no Noroeste Paulista

São cerca de 14 milhões de seringueiras na região do Noroeste Paulista. Delcir Pedrão tem 30 mil árvores em produção. A última safra terminou em agosto e foi um pouco abaixo do esperado pelo produtor por causa de um longo período chuvoso no começo do ano.

A expectativa de 210 toneladas de látex não se confirmou, ficando apenas em 180 toneladas. Para a atual safra, que está começando agora, a previsão é que, desta vez, a sangria alcance de 210 a 220 toneladas de látex.

Delcir e outros produtores fazem parte de uma cooperativa em Monte Aprazível (SP). Os técnicos criaram um programa de computador que monitora as áreas plantadas em 10 municípios da região. Os dados são atualizados mensalmente.

O diretor da cooperativa, Nilson Augusto Cardoso Troleis, diz que é importante conhecer os detalhes da produção para facilitar a tomada de decisões.

Os técnicos da cooperativa visitam os produtores e colhem dados variados, incluindo a eficiência da sangria e os dados individuais de cada sangrador.