Brasil e Mundo 4/12/2017 15:44:38 » Por

Gaeco denuncia vereador de Araçatuba por corrupção passiva e fraude em licitação

Outros três funcionários da Câmara também são citados no desdobramento da operação

O Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco) denunciou o vereador de Araçatuba (SP) Cido Saraiva (PMDB) por corrupção passiva e fraude em licitação em 2012, quando ele era presidente da Câmara Municipal.

Segundo as investigações do Gaeco, Saraiva favoreceu uma empresa na compra de armários deslizantes para o Legislativo e teria recebido R$ 32 mil propina que foram usados na campanha dele para o mandato seguinte.

Além do vereador, outros três funcionários da Câmara são citados no processo por colaborar na fraude.

O vereador Cido Saraiva informou no domingo (3) que só vai falar sobre o caso depois que for notificado oficialmente.

Os funcionários da Câmara citados pelo Gaeco também disseram que não têm conhecimento da denúncia.

Operação Arquivos Deslizantes prende mais envolvidos em fraudes em Catanduva

Operação "Arquivos Deslizantes"

A empresa de quem o vereador comprou os armários foi alvo da operação "Arquivos Deslizantes" em setembro e, conforme as investigações, o esquema era liderado pelo vereador de Catanduva Daniel Palmeira, que foi preso.

Palemira é suspeito de fraudar licitações para compra de armários em São Paulo e em pelo menos outros dois Estados.

Os armários custaram à Câmara de Araçatuba mais de R$ 110 mil. O advogado do vereador diz que o cliente nega todas as acusações.

De acordo com o Gaeco, trocas de e-mails entre Cido Saraiva e Daniel Palmeira, mostraram que os dois, com a ajuda dos diretores da Câmara e do setor administrativo da casa, e um então assistente legislativo, fraudaram as duas únicas propostas apresentadas.

Uma empresa era de Daniel e a outra de um sobrinho e ex-assessor dele.

Operação contra crime organizado aconteceu em Catanduva (Foto: Reprodução/TV TEM)Operação contra crime organizado aconteceu em Catanduva (Foto: Reprodução/TV TEM)