Esporte 6/12/2017 14:27:56 » Por

Vinte e dois atletas apelam à CAS contra exclusão da Rússia dos Jogos de Inverno

Decisão anunciada pelo COI nesta terça-feira permite apenas que atletas não envolvidos com o escândalo de doping

Um dia depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciar a exclusão da Rússia dos Jogos de Inverno de PyeongChang, a Corte Arbitral do Esporte (CAS) registrou 22 apelações de atletas do país contra a decisão da comissão disciplinar. O painel do COI afirmou que os atletas que infringiram as regras antidoping nos Jogos de Sochi estavam desclassificados dos eventos que disputaram – perdendo eventuais medalhas conquistadas – e tornando-se inelegíveis nas subsequentes edições dos Jogos.

A CAS afirma que foi aberto um processo para cada atleta que a acionou. Todos pediram regime de urgência na análise dos casos, de forma que haja um veredicto antes do início das competições em PyeongChang. Nos próximos dias a CAS deve se manifestar sobre os próximos passos na análise das apelações.

Os atletas em questão são:

cas atletas russo recurso coi (Foto: Reprodução )

É importante lembrar, contudo, que a exclusão do COI não atinge os atletas comprovadamente fora do escândalo de doping. Eles serão escolhidos por uma banca formada pelo COI e podem competir pela bandeira olímpica, caso queiram. E, se forem ao pódio, não terão no protocolo o hino russo. O hino do COI será executado em substituição.

A decisão tomada pelo COI impede que qualquer membro do Ministério do Esporte da Rússia seja credenciado para os Jogos de Inverno de PyeongChang. O ministro, Vitaly Mutko, e outro político ligado ao ministério, Yuri Nagornykh, foram excluídos do movimento olímpico e não poderão participar das Olimpíadas em nenhuma edição futura. Dmitry Chernyshenko, russo que faz parte da organização dos Jogos de Inverno de 2022, em Pequim, foi retirado do seu cargo atual.

Atletas de modalidades do gelo são maioria no apelo à CAS (Foto: Getty Images)

O COI também suspendeu o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov de sua posição como membro honorário da entidade. Os russos ainda terão que pagar todos os custos das investigações e serão obrigados a contribuir com US$ 15 milhões para o fundo independente de testes antidoping. Por fim, o COI cita que a suspensão pode ser parcialmente retirada para a cerimônia de encerramento dos Jogos de PyeongChang caso os russos cumpram com todas as exigências.