Últimas notícias »

SINDICATO  DOS  EMPREGADOS
EM TURISMO E HOSPITALIDADE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

entre em contato conosco
17 3203.0077
Destaques Sindicais 22/12/2017 11:3:33 » Por

Veja o melhor jeito para investir seu 13º salário

Separe uma parte desse dinheiro extra para investimentos, de acordo com seus objetivos.



Sobrou alguma coisa da primeira parcela do 13º salário? Não? Então chegou a hora de avaliar o que fazer com a segunda metade, tradicionalmente paga até o dia 20 de dezembro. A dica é: não torre tudo nas festas de fim de ano. Se você tem dívidas, use esse dinheiro extra para quitá-las. Se sobrar algo, separe uma parte para investir. Essa atitude de agora vai fazer muita diferença logo ali na frente.

 

Livre-se dos juros

 

Especialistas em finanças pessoais são unânimes em afirmar que o principal destino do 13º salário é pagar dívidas - para quem as tem, claro. É fundamental fazer um levantamento de tudo que você deve e negociar para reduzir juros, aproveitando o dinheiro em mãos. Não adianta guardar se há contas em aberto, porque esses juros das dívidas sempre serão maiores do que os dos investimentos.

“É importante se livrar das dívidas. Uma negociação das taxas de juros pode fazer com que a perda seja menor”, diz Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama, uma plataforma de investimentos 100% online.

 

Pense no futuro

 

Para quem está com tudo em dia, é hora de pensar em investir uma parte do 13º salário. O primeiro passo, diz Sandra, é organizar seus recursos para fazer uma reserva de emergência. Esse valor pode ser usado em caso de doença, desemprego ou qualquer outra situação fora dos planos. “Para a reserva de emergência, os valores devem ficar em investimentos com baixo risco e alta liquidez, ou seja, com acesso fácil e rápido”, explica Sandra.

Uma boa alternativa, aconselha a especialista, são os fundos de renda fixa com resgates em D+1 até D+5. Ou seja, eles permitem o saque entre um e cinco dias após a solicitação do cliente. Os fundos de renda fixacostumam ter rentabilidade superior à poupança e também são seguros e de fácil acesso.

 

Longo prazo

 

Já tem o suficiente para a reserva de emergência? Então, é o momento de pensar lá na frente. “A pessoa deve fazer uma avaliação de quais são seus objetivos, se ela quer comprar um carro, se quer fazer uma viagem ou se vai juntar dinheiro para a aposentadoria. A partir disso, será possível definir qual o melhor investimento para cada situação”, ensina Sandra.

Para projetos de médio prazo, uma opção são os títulos com vencimentos a partir de dois anos, como CDBs, LCIs, LCs e fundos de renda fixa.Todos costumam ter rentabilidade superior à poupança no médio e longo prazos.

Os fundos multimercado também são uma alternativa, com produtos indicados para investidores de todos os perfis: conservador, moderado ou arrojado.

Se você já está pensando em aposentadoria, é importante olhar os fundos de investimento e planos de previdência privada. Mas, para essa situação, é fundamental não ter de lançar mão desse dinheiro no curto prazo, porque maiores retornos, em geral, são alcançados no longo prazo. E, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, menor a alíquota de imposto.

E o 13º salário pode ser aplicado em renda variável? Pode, mas, para quem nunca investiu, Sandra aconselha começar com a renda fixa ou fundos multimercado e ir conhecendo melhor os produtos antes de entrar no mercado de ações. “A menos que a pessoa já conheça mais sobre investimentos, ou quando já se sentir confortável, aí sim ela pode começar no mercado de ações”, diz.

 

Órama

Seja qual for seu objetivo, na Órama você encontra o investimento certo. A Órama oferece fundos de investimentostítulos de renda fixa e planos de previdência privada com aplicações a partir de R$ 1 mil. E tudo é feito online, pelo computador ou celular. O cadastro na plataforma é gratuito e vários investimentos não têm qualquer custo.

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos

Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI