Brasil e Mundo 8/2/2018 15:10:50 » Por

Caso raro de lábio leporino em cão faz clínica doar cirurgia a filhote em Sorocaba

Zeca nasceu com lábio leporino e passará por uma cirurgia de reparo

Zeca nasceu com lábio leporino e passará por uma cirurgia de reparo (Foto: Eloisa Antunes/Arquivo Pessoal)

Um filhote de três meses nasceu com lábio leporino e fenda palatina, em Sorocaba (SP). Considerado caso raro, o cãozinho foi batizado como Zeca e precisará fazer cirurgia de correção aos cinco meses, idade mínima para passar pelo procedimento de sutura.

Comovidos com o caso, os veterináros de uma clínica da cidade, parceira da ONG Anjos e Protetores de Sorocaba, decidiram doar a operação à dona do filhote, Eloísa Antunes.

Eloísa diz que Zeca vive normalmente, mas às vezes a ração parava no meio da fenda e fazia com que ele espirrasse e batesse o focinho no chão. O problema foi solucionado pela dona ao comprar uma ração de tamanho adequado, que não fica presa na cavidade.

“Ele fará a cirurgia com aproximadamente cinco meses, ou seja, em dois meses mais ou menos. A veterinária recomendou a ração menor para prevenir que algo sério aconteça, como ir comida para o pulmão”, afirma.

Filhote Zeca e a dona Eloisa Antunes  (Foto: Eloisa Antunes/Arquivo Pessoal)

Filhote Zeca e a dona Eloisa Antunes (Foto: Eloisa Antunes/Arquivo Pessoal)

Para ela, o fato de o filhote ter sobrevivido é um milagre, pois na maioria dos casos os animais que nascem com a malformação morrem logo após o nascimento, quando a cirurgia de reparo ainda não pode ser feita.

"Muitas pessoas estranham quando veem ele, ainda mais por ter sobrevivido, já que é raro o fato de ter, milimetricamente, afetado apenas uma parte do céu da boca dele", afirma.

O amor pelo bichinho é tanto que Eloísa resolveu criar um perfil para Zeca no Instagram, com o nome "Zeca, o catioro", para incentivar pessoas a adotarem animais com malformação.

Dona criou perfil no Instagram para incentivar adoção de animais com lábio leporino (Foto: Instagram/Reprodução)

Segundo a veterinária Kelly Delgado, a fenda palatina e o lábio leporino são malformações congênitas que causam a deformação na constituição dos tecidos, causando uma abertura no lábio superior ou no céu da boca, em alguns casos em ambos. Além de afetar os humanos, a doença atinge os animais, como os cães, apesar de menor incidência.

A médica veterinária explica que nos cães a situação é mais grave quando há fenda palatina, além do lábio leporino. Quando a cavidade está presente no céu da boca do animal o risco de afogamento do filhote é maior, pois o líquido pode passar pelo duto nasal e chegar aos pulmões e causar afogamento.

Apesar da malformação filhote tem vida normal  (Foto: Eloisa Antunes/Arquivo Pessoal)

Apesar da malformação filhote tem vida normal (Foto: Eloisa Antunes/Arquivo Pessoal)

“Não é comum o registro de muitos casos, mas quando o lábio leporino é ligado à fenda palatina pode ser fatal, fazendo com que o filhote se afogue com leite ou água”, afirma Kelly.

A maioria dos casos registrados em cães é em animais braquicefálicos, aqueles cachorros de focinho achatado ou curto, como os das raças pug, buldogue e pequinês.

A solução para a malformação, seja no lábio ou céu da boca, é a cirurgia de correção, que pode ser feita a partir do quinto mês de vida do filhote. A operação da fenda palatina fica em torno de R$ 800, enquanto a do lábio leporino, em R$ 500. A recuperação do animal leva 15 dias.

Apesar da necessidade de correção, a médica alerta que o risco da cavidade abrir novamente é grande, pois os tecidos do filhote ainda estão se formando, podendo ser refeita após um intervalo de três meses da primeira.

"É necessário fazer a operação caso o filhote nasça com a malformação, ele não vive bem com o céu da boca aberto. Nos casos só do lábio leporino dá para viver bem, mas também é possível corrigir", explica a veterinária.

Filhote com lábio leporino ganha cirurgia de clínica em Sorocaba (Foto: Eloisa Antunes/Arquivo Pessoal)