Brasil e Mundo 5/4/2018 9:55:42 » Por Atualizado em 4/5/2018 14:7h

Novo reajuste salarial para trabalhadores em empresas de lavanderias

Confira o reajuste salarial

Informativo lavanderias, clique aqui e confira

O Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e Região – SETH anuncia para todos os trabalhadores da categoria que trabalham em empresas de Lavanderia e Similares que já está em vigor o novo índice de aumento salarial para toda a categoria.

O novo índice de aumento salarial é de 2,70% (dois virgula setenta por cento) que deverá ser aplicado, a partir de 01/11/2017, sobre os salários de 01/03/2018, os empregados que estiverem recebendo salário com valor igual ou acima do salário normativo terão também os reajustes estabelecidos no “caput” da presente cláusula.

A partir de 01/11/2017, fica assegurado para os empregados abrangidos por esta Convenção Coletiva de Trabalho, o salário normativo (piso salarial) no valor de R$ 1.207,70 (um mil duzentos e sete reais e setenta centavos) por mês, excluídos os menores aprendizes, na forma da Lei.

Entendemos que o reajuste concedido a toda a categoria ainda não está no parâmetro ideal, mas se levarmos em consideração que a taxa de inflação no período foi de 1,83%, concluímos que o trabalhador teve um ganho real de 0,87%, no caso de lavanderia foi negociado somente as cláusulas econômicas e a convenção coletiva de 2016 foi firmada por 2 anos, prevalecendo todas as garantias e vigorando até outubro de 20148

Ressaltamos a obrigatoriedade de qualquer acordo coletivo de jornadas de trabalho e rescisão de contrato deverá ser realizada no Sindicato da categoria, neste caso no SETH.

Garantimos também neste momento de incertezas que dominam o Brasil inteiro todos os benefícios dados aos trabalhadores nos últimos anos, isto deve ser evidenciado que o SETH lutou muito para garantir todas estas conquistas, o setor patronal veio com muitos argumentos de retirar conquistas, mas entendemos que este é o real trabalho que deve ser pautado por um sindicato, lutar e não deixar os trabalhadores perderem aquilo que foi conquistado a duras penas, as pessoas que labutam não podem ser culpadas de uma crise que elas não provocaram, isto não permitiremos, lutaremos o quanto for preciso para que o trabalhador nunca seja prejudicado.

Veja aqui algumas conquistas que o SETH garantiu para você trabalhador pertencente a categoria de empresas em lavanderia:

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS OU RESULTADOS

As empresas pagarão a seus empregados, individualmente, a título de Participação nos Lucros e/ou Resultados, os valores abaixo indicados, conforme o número de empregados que possuam, no total, ou seja, somados os empregados de todas as unidades de trabalho situadas na base territorial dos sindicatos convencionados:

Os valores acordados serão pagos em 02 (duas) parcelas iguais, cada uma representando 50% (cinquenta por cento) dos valores indicados.

O pagamento da Participação de Lucros e/ou Resultados (PLR), não é considerado como salário, reajuste e/ou gratificação.

As empresas que já implantaram programas de PLR, ficam desde já cientes da preservação das condições mais favoráveis aos trabalhadores.

TIQUETE VALE CESTA / CESTA BÁSICA

As empresas fornecerão mensalmente, sem ônus para o empregado, a todos os seus empregados, um tíquete/vale cesta com o valor de face de R$ 102,70 (cento e dois reais e setenta centavos) e/ou uma cesta básica de alimentos de primeira linha de valor idêntico.

AUXILIO CRECHE

Fica estabelecido, a título de auxilio creche, o pagamento mensal correspondente a 20% (vinte por cento) do salário normativo estipulado nesta Convenção Coletivo de Trabalho.

O referido pagamento será devido, independentemente do número de empregadas na empresa, a partir do retorno ao trabalho da licença maternidade e até a criança completar 01 (um) ano de idade e, dado o seu caráter substitutivo dos preceitos legais, o auxilio creche não integrará, para qualquer efeito ao salário da trabalhadora.

HOMOLOGAÇÕES DAS RESCISÕES DO CONTRATO DE TRABALHO

As homologações na Entidade Sindical Profissional são obrigatórias para os empregados que exercem suas atividades profissionais na “Região Macroeconômica” da sede da Entidade Sindical.

O pagamento dos direitos trabalhistas, resultantes da rescisão contratual, deverá ser efetivada até o 1º dia útil, imediato ao término do contrato de trabalho, quando o aviso prévio for trabalhado, ou até o décimo dia a contar da data de notificação da dispensa, na hipótese de aviso prévio indenizado ou com dispensa de seu cumprimento, nos termos do parágrafo 5º da Instrução Normativa nº 3 de 12 de março de 1992 e artigo 477 da C.L.T. A homologação (rescisão assistida), deverá ser efetivada no prazo de 10 dias, contados a partir dos prazos acima estipulados para pagamento das verbas rescisórias.

O descumprimento dos prazos estabelecidos na presente cláusula referentes ao pagamento das verbas rescisórias e/ou à homologação da rescisão do contrato de trabalho acarretarão à empresa o pagamento da multa diária de 0,5% (cinco décimos por cento) aplicada sobre o piso salarial da categoria profissional, limitada ao salário do empregado. Esta multa não será devida quando, comprovadamente, o empregado tiver dado causa à mora.

O saldo de salário de aviso prévio trabalhado, quando for o caso, deverá ser pago por ocasião do pagamento geral dos demais empregados, se a homologação da rescisão não se verificar antes dessa data.

Nunca deixe de procurar o SETH, pautamos nosso trabalho na ética e a vontade de ajudar sempre você, nosso trabalhador, o seu Sindicato fica na Rua Conselheiro saraiva, 317, Vila Ercilia, São José do Rio Preto – SP, nosso telefone é o (17) 3203-0077.

Jornalista Responsável: Fabiano Gonzalo Guiguet

MTB: 60325