Brasil e Mundo 13/4/2018 14:35:13 » Por

Escolas de Castilho são fechadas para limpeza após casos de Síndrome Mão-Pé-Boca

Por causa da doença, 700 alunos estão sem aula e os casos começaram a surgir no fim do mês passado.

Quatro escolas de educação infantil estão fechadas nesta sexta-feira (13) em Castilho (SP) por causa da Síndrome Mão-Pé-Boca. A doença já checou a várias cidades do noroeste paulista e provoca febre alta, lesões na boca, dor de garganta, mal-estar.

De acordo com o departamento de saúde de Castilho, foram registrados 75 casos da síndrome neste ano e, por isso, as quatro escolas foram fechadas para uma limpeza, que começou na segunda-feira.

Por causa disso, 700 alunos estão sem aula e os casos começaram a surgir no fim do mês passado.

Além de Castilho, outras cidades também tiveram casos da síndrome como Sud Mennucci (SP), que registrou 65 casos, Guzolândia (SP), com 20, e Ilha Solteira (SP), com 18 crianças com a doença.

O que é

A Síndrome da Mão-Pé-Boca é uma infecção causada por um vírus que caracteristicamente produz lesões como bolinhas de água com uma base vermelha nas mãos, nos pés e lesões esbranquiçadas dentro da boca.

O quadro geralmente tem início com febre, que pode ser alta. Algumas crianças chegam a apresentar mais de 39ºC de febre, que pode durar de 2 a 3 dias. A Síndrome da Mão-Pé-Boca, na maioria das vezes, é curada sozinha em até 7 dias.

Depois de dois ou três dias de febre, surgem lesões características. O diagnóstico é feito pelo pediatra com a história e o exame físico da criança. Não estão indicados exames de imagens ou de laboratório.

Funcionárias limpam escola em Castilho após casos da síndrome (Foto: Reprodução/TV TEM)

Funcionárias limpam escola em Castilho após casos da síndrome