Brasil e Mundo 15/5/2018 15:58:39 » Por

Tijolos de isopor tornam imóveis mais arejados e diminuem ruídos

Segundo a empreendedora Dayana Almeida, a proposta também não produz resíduos, já que blocos são colados.

Casas estão sendo construídas em Rio Preto com blocos de isopor e concreto (Foto: Dayana Almeida/Arquivo Pessoal)

Não é novidade que o noroeste paulista é conhecido pelas altas temperaturas e, para criar ambientes mais arejados, cinco casas estão sendo construídas com blocos de concreto “recheados” com isopor, em São José do Rio Preto (SP).

De acordo com a empreendedora Dayana Almeida, a proposta torna o ambiente termo-acústico, ou seja, mais arejado e com menos ruídos externos. O método também não produz resíduos, já que os blocos são colados e não utilizam argamassa como no caso da construção de uma casa com um tijolo comum.

Blocos de isopor revestidos com concreto tornam ambientes mais arejados e diminuem ruídos externos (Foto: Dayana Almeida/Arquivo Pessoal)

As casas serão construídas no bairro Menezes e o alicerce é comum, igual aos das casas com tijolos tradicionais. No entanto, a empreendedora garante que é possível levantar as paredes de uma casa feita com os blocos de concreto e isopor em quatro dias.

“É muito mais fácil construir porque economizamos uma pessoa, já que não há o uso de argamassa. São dois serventes e um pedreiro, enquanto um passa a cola, os outros colocam o bloco. É tudo muito rápido. Por exemplo, em uma casa feita em 40 dias, nós conseguimos entregar em uma semana. A economia com a mão de obra é reduzida ao final da obra.”

Já em relação aos blocos, Dayana afirma que é praticamente o mesmo valor da construção com tijolos tradicionais.

“Para mim, a principal vantagem é a temperatura. Só de chegar em uma casa arejada no noroeste paulista é maravilhoso. Os proprietários da franquia são de Rio Preto, conheceram o produto em Minas Gerais e trouxeram a franquia pra cá justamente por conta da temperatura daqui.”

Cinco casas estão sendo construídos com blocos termo-acustícos em Rio Preto (SP) (Foto: Dayana Almeida/Arquivo Pessoal)

Dayana conta que a ideia surgiu quando adoeceu e teve de ficar de repouso. Uma amiga estava na Europa e começou a mandar fotos das estruturas diferenciadas dos imóveis.

“Lá a parede é colocada inteira por um caminhão muck. Eu achei a ideia interessante e decidi estudar e adaptar para implantar no Brasil”, lembra. “Hoje já temos casas construídas com os blocos em Minas Gerais, na África, Estados Unidos e agora em São José do Rio Preto (SP)”, conclui.