Brasil e Mundo 21/6/2018 15:44:33 » Por

Conheça a incrível culinária do Belém do Pará

Confira sobre os pratos e alimentos típicos da região paraense.

Por Roberta Lara

21/06/2018

Conheça a incrível culinária do Belém do Pará

Essa semana será de muito aprendizado e alegria, estarei em Belém do Pará a partir de amanhã! Um lugar aconchegante que eu adoro visitar, principalmente, por conta da culinária única e deliciosa do local. Hoje, vou contar um pouco sobre os principais pratos típicos e alimentos da região do Belém.

Segundo uma avaliação feita por turistas, a gastronomia brasileira chegou a receber nota máxima de 95,4% dos visitantes internacionais, sendo que, a de Belém chegou ao topo, com 99,2% de aprovação. Os principais aspectos relacionados são os aromas e sabores da fauna e da flora da Amazônia – açaí, camarão, caranguejo, peixes, ervas como o jambu, pimentas e a famosa farinha de mandioca, ideal para ser explorada em diversas receitas nutritivas.

Conheça as quatro matérias-primas tradicionais da gastronomia paraense:

1. Tucupi

É a base da culinária norte do país e da comunidade indígena, sendo caracterizado como o caldo extraído da mandioca da espécie brava, considerada “venenosa” pela presença de ácido cianídrico em sua composição. Na fase inicial, a mandioca é descascada, ralada e espremida, formando um caldo que será utilizado para fazer o tucupi, e a parte sólida restante para a farinha.

2. Jambu

Folha típica do Pará, considerada uma companheira inseparável do tucupi. Ela é famosa pela sensação anestésica que dá na boca e também pelo formigamento dos lábios, sendo mais empregada em pratos salgados, mas pode ser usada também na composição de bebidas alcoólicas.

3. Castanha do Pará

Semente nativa, também conhecida como castanha-do-Brasil. Possui alta composição nutricional, sendo fonte principal de selênio na dieta. Muito consumida nesta região, mas também é encontrada em diferentes locais do Brasil.

4. Farinha de mandioca

A farinha de mandioca é feita cozinhando, secando e triturando a mandioca, até virar um pó consistente, sendo diferente da tapioca que é feita pelo gomo deste tubérculo. Naturalmente sem glúten, é utilizando em diferentes receitas culinárias típicas do local.

Nas minhas mídias sociais, vou contar um pouquinho sobre minha aula e tudo que visitarei e provarei da gastronomia paraense, não percam!