Últimas notícias »

SINDICATO  DOS  EMPREGADOS
EM TURISMO E HOSPITALIDADE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

entre em contato conosco
17 3203.0077
Brasil e Mundo 7/8/2018 16:30:4 » Por

8 de agosto: Dia do Combate ao Colesterol

Importância da adequação alimentar no equilíbrio de colesterol.



Por Roberta Lara

 

 
Ovo é um alimento com alta densidade nutritiva e não deve ser restrito da dieta (Foto: Divulgação)

Ovo é um alimento com alta densidade nutritiva e não deve ser restrito da dieta (Foto: Divulgação)

 

No dia 8 de agosto comemora-se o Dia do Combate ao Colesterol. Uma data fundamental para conscientização sobre a importância da adequação alimentar e adoção de práticas saudáveis de estilo de vida, em busca de melhorar os parâmetros cardiovasculares, principalmente no que se diz respeito aos níveis de colesterol.

O processo de transição nutricional no Brasil é considerado multifatorial e caracteriza-se por alterações significativas no padrão da dieta e da composição corporal, fatores resultantes de mudanças sociais, econômicas, culturais, demográficas, tecnológica responsáveis por afetar o perfil de saúde e o estilo de vida de grande parte da população.

Diante disso, as principais mudanças ocorridas nas últimas décadas se caracterizam pela adoção de um padrão dietético com elevado teor de gordura saturada e de açúcar, de forma associada ao baixo consumo de frutas, legumes e verduras com teor de fibras e de nutrientes.

Um fator que precisa ser destaque é quanto a influência dos ácidos graxos ingeridos sobre os fatores de risco para doenças e concentrações plasmáticas de lipídeos, principalmente de colesterol. O excesso de colesterol, por sua vez, contribui com o desenvolvimento de agravos cardíacos e vasculares, sendo uma das principais causas de morbidades.

Durante as últimas décadas, a orientação para controle do colesterol tem sido atribuída à diminuição do consumo de ácidos graxos saturados. Essas recomendações foram indicadas devido a ação dos ácidos graxos saturados no aumento do LDL-c e também no aumento do risco de doença cardiovascular, evidenciado por estudos epidemiológicos.

E o ovo? Devemos realmente evitar por conta do colesterol? A ciência vem comprovando que o ovo é um alimento com alta densidade nutritiva e não tem que ser restrito da dieta!

 
Orientação para controle do colesterol tem sido atribuída à diminuição do consumo de ácidos  (Foto: Divulgação)

Orientação para controle do colesterol tem sido atribuída à diminuição do consumo de ácidos (Foto: Divulgação)

 

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos

Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI