Brasil e Mundo 7/8/2018 16:30:5 » Por

Lei que proíbe caça do javaporco preocupa produtores de São Paulo

Javaporco não têm predadores naturais no Brasil e traz grandes prejuízos ao meio ambiente e à produção rural.

Por Nosso Campo, TV TEM

Lei que proíbe caça do javaporco preocupa produtores de São Paulo (Foto: Reprodução/TV TEM)

O javaporco é um animal híbrido, resultado do cruzamento do porco doméstico e do javali. Ele invade lavouras e destrói o que encontra pela frente. O agricultor Claudemir Trevelim planta milho em Araçatuba (SP) e calcula que 20% da lavoura foi perdida devido ao ataque desses animais.

Uma nova lei no estado de São Paulo, que proíbe todo e qualquer tipo de caça, chega trazendo insegurança e preocupação aos produtores. Há o temor de que, sem a caça e nem predadores naturais, a população de javaporcos saia do controle, gerando mais problemas.

Lei que proíbe caça do javaporco preocupa produtores de São Paulo

Agrônomo há 40 anos, Sérgio Paoliello conta que não se lembra de ter enfrentado invasores tão resistentes como os javaporcos. A cerca do sítio dele era simples, mas passou por adaptações para tentar evitar o ataque dos animais. São três arames elétricos, dois farpados e estacas para fixar os fios.

Sérgio lembra que o custo é alto. Para proteger a área de 30 hectares foi necessário desembolsar pelo menos R$ 30 mil.

A lei estadual sancionada em junho proíbe a caça em qualquer modalidade, e para qualquer finalidade, de animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos e seus híbridos.

A caça ao javaporco foi autorizada pelo Ibama em 2013. Esse animal está presente em 15 estados do país. A lei paulista vem gerando questionamentos na Justiça.