Brasil e Mundo 7/8/2018 16:30:5 » Por

Obra para aprofundar hidrovia causa explosões e assusta moradores em Buritama

Empresa usa dinamite para explodir rochas, o que provoca desaparecimento de peixes e rachaduras em casas ribeirinhas.

Por G1 Rio Preto e Araçatuba

Explosão de rochas na hidrovia do rio Tietê em Buritama (Foto: Reprodução/TV TEM)

As obras para aprofundar o canal da hidrovia Tietê-Paraná estão assustando os moradores de Buritama (SP), na região de Araçatuba (SP), por causa das explosões. Para fazer as obras é preciso explodir as rochas no fundo do rio. A obra também está prejudicando a pesca, e provocando rachaduras nas casas ribeirinhas.

A obra começou em fevereiro do ano passado e será feita ao longo de 10 quilômetros da hidrovia, ponto considerado crítico para a navegação. Com a escavação, o canal de navegação de acesso à eclusa de hidrelétrica Nova Avanhandava, em Buritama, vai ganhar 2,4 metros de profundidade.

Para isso, a empresa precisa fazer explosões nas rochas que ficam no fundo do rio. Primeiro, os funcionários fazem o trabalho de perfuração das rochas, porque depois eles vão colocar as dinamites para as explosões.

Obra para aprofundar hidrovia causa explosões e assusta moradores em BuritamaObra para aprofundar hidrovia causa explosões e assusta moradores em Buritama

Normalmente a empresa responsável pela obra coloca placas informando sobre o dia e horário das detonações, que geralmente são feitas de segunda a sábado, tanto de dia quanto a noite.

Só que a obra tem sido motivo de muita reclamação de pescadores e ribeirinhos que moram às margens do Rio Tietê. O pescador Gervásio Rodrigues da Silva pesca na região há 35 anos e diz que as explosões estão afastando os peixes.

“Estou preocupado sim porque faz tempo que estão trabalhando no local e atrapalhou 90% o rendimento da gente”, diz o pescador.

Além do problema com a pesca, quem vive às margens do rio está reclamando que as explosões estão provocando rachaduras nas casas. José Antônio Ciaticosqui é morador no local e diz que na casa dele as rachaduras apareceram no chão e em algumas paredes.

Sobre as rachaduras, o Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo disse que a empresa contratada para fazer a obra não tem registros desse problema e que está monitorando as vibrações e os ruídos causados pelas explosões

Em relação ao desaparecimento dos peixes, a informação é que a obra possui o licenciamento ambiental e o departamento tem se esforçado para minimizar o impacto das explosões.

Explosões têm espantado os peixes e provocado rachaduras em casas na região de Buritama (Foto: Reprodução/TV TEM)