Turísmo 13/8/2018 9:0:38 » Por

Mais de 10 mil gatos da sorte decoram templo no Japão

Templo de Gotokuji atrai usuários do Instagram vindos do mundo todo.

Por France Presse

07/08/2018 11h21

O templo de Gotokuji, em Tóquio, atrai os curiosos em busca de espiritualidade em meio a seus cerca de 10 mil "gatos da sorte". As imagens desses gatos brancos, os "maneki-neko", são inspiradas na raça bobtail.

Eles sempre aparecem sentados e saudando com uma pata que às vezes se move, como os que ornamentam muitos restaurantes e lojas asiáticas.

Atualmente, os admiradores dessas populares esculturas japonesas são, sobretudo, usuários do Instagram vindos do mundo todo.

O local, que a AFP visita por ocasião do Dia Internacional do Gato, comemorado na quarta-feira (8), é ideal para os usuários de redes sociais, seduzidos pela perspectiva de uma fotografia que sempre sairá boa.

"Fiz uma busca no Google dos lugares 'instagramáveis' em Tóquio", conta Emily Lin, uma turista de 25 anos de Hong Kong.

Mulher caminha entre gatos ‘maneki-neko’ no templo Gotokuji, em Tóquio  (Foto: Martin Bureau / AFP)

Mulher caminha entre gatos ‘maneki-neko’ no templo Gotokuji, em Tóquio (Foto: Martin Bureau / AFP)

"E este lugar era um dos mais recomendados", afirma a jovem, emocionada, enquanto busca o melhor ângulo para fotografar as estrelas do templo.

Ying-Chi Hsueh, um estudante de fotografia taiuanês, de 31 anos, visita o templo pela mesma razão. "Vi uma foto no Instagram e cheguei aqui usando o Google Maps", explica.

História

Segundo a lenda, a presença dessas figuras felinas remonta ao século XV, quando um sacerdote adotou um gato chamado Tama. Um dia, enquanto o gato estava passeando pelo templo, viu um samurai chegar e levantou a pata direita para convidá-lo a entrar, minutos antes de uma grande tempestade.

Para agradecer ao gato por tê-lo feito evitar a chuva, o guerreiro decidiu se tornar um dos benfeitores do templo, e Tama foi imortalizado na forma de estátua, que desde então simboliza a boa sorte no Japão e em toda Ásia.

"Os 'maneki-neko' não têm que dar sorte. Cabe a cada um de nós ir buscá-la. É o resultado de seus esforços que permite tê-la. O gato está ali para dar a oportunidade" de encontrar a boa fortuna, diz Tessai Kasukawa, um monge budista.

Tudo indica, porém, que esses gatinhos brancos, baixinhos e robustos cumpriram sua função de talismã no templo de Gotokuji, que cada vez recebe mais visitantes.

"Com a preparação dos Jogos Olímpicos de 2020 recebemos cada vez mais turistas internacionais e, graças ao boca a boca, esse lugar se tornou mundialmente famoso", disse Kasukawa.