Brasil e Mundo 14/8/2018 14:54:17 » Por Atualizado em 14/8/2018 15:7h

Trabalhadores em casas de diversão tem novo reajuste salarial.

Trabalhadores tiveram ganho significativo nos seus salários.

Clique aqui e acesse a circular informativa

Trabalhadores do setor tem novo reajuste salarial.

O Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e Região – SETH, através de seu Presidente Sergio Paranhos e sua Diretoria, juntos conseguiram um reajuste salarial extraordinário para os trabalhadores de Casas de Diversão.

O Reajuste este ano foi de 2% por cento, mas tem várias atenuantes que vão deixar o seu salário bem maior, já que conseguimos para todos os trabalhadores a isenção total do vale transporte que é descontado pelas empresas o valor de 6% por cento direto do salário do empregado, como este valor não será descontado, aqueles funcionários que recebem o vale transporte, terá um aumento de 8% por cento nos seus salários no final do mês.

Temos ainda um valor que vai aumentar em mais 1% por cento o seu salário que é o adicional por tempo de serviço, então façamos as contas 2% por cento de reajuste salarial, 6% por cento do vale transporte que não será mais descontado nos salários e mais 1% por cento pelo adicional do tempo de serviço, no total podemos dizer que o aumento será de 9% por cento.

Este foi um setor que demorou para chegarmos a um acordo com o Sindicato Patronal, mas fechamos um valor magnifico de aumento real para os trabalhadores, foram meses de muita luta e negociações e no final deu tudo certo e conseguimos êxito mais uma vez diz o Presidente do SETH Sergio Paranhos.

Conseguimos também que as cláusulas da convenção coletiva de trabalho fossem mantidas, neste momento de crise imensa que passa o Brasil nossos trabalhadores foram valorizados pois a maioria dos setores trabalhistas estão perdendo muitos benefícios com esta nova e fatídica reforma trabalhista, mas não deixamos que isto ocorresse e lutamos para que tudo o que foi conquistado fosse mantido, finaliza o mandatário do SETH Sergio Paranhos.

Lembrando que os salários deverão ser reajustados desde o período do dia 1º de outubro de 2017 até os dias atuais, ou seja agosto de 2018.

Veja como ficaram os novos pisos salariais:

A partir de 01/10/2017, fica estabelecido para a categoria profissional piso salarial no valor de R$ 1.108,00 (mil cento e oito reais) por mês ou R$ 5,04 (cinco reais e quatro centavos) por hora.

Os empregados contratados para jornada de trabalho inferior a 220 (duzentos e vinte) horas mensais terão garantido o valor do piso salarial correspondente ao número de horas contratadas, sem prejuízo de garantia do salário mínimo hora vigente.

O piso salarial será reajustado de conformidade com a política salarial vigente, não podendo ter valores inferiores aos estabelecidos para o salário mínimo federal.

CESTA BÁSICA – VALE CESTA

As empresas fornecerão, mensalmente, vale-cesta no valor de R$ 70,00 (setenta reais) a todos os empregados.

O benefício do vale-cesta previsto nesta cláusula deverá ser concedido aos empregados (as) por ocasião das férias, da licença maternidade, do auxílio doença e do acidente de trabalho, sendo que nestes dois últimos casos (auxílio doença e acidente de trabalho) a concessão do benefício será garantida por um período de até 60 (sessenta) dias.

O vale-cesta deverá ser entregue ao empregado até o dia 05 (cinco) de cada mês.

Confiram algumas cláusulas da convenção coletiva de trabalho que você trabalhador tem direito:

PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS

A partir de 1º de outubro de 2017, a formalização de Programas de Participação nos Resultados – PPR deverá ser negociada diretamente entre as empresas e seus empregados com a assistência do Sindicato dos Trabalhadores.

VALE TRANSPORTE

Os empregadores fornecerão a seus empregados o vale transporte sem proceder qualquer desconto do salário do empregado.

Na hipótese de aumento de tarifas, os empregadores se obrigam a complementar a diferença por ocasião do primeiro pagamento de salário.

As empresas que deixaram de fornecer o referido benefício, deveram pagar o valor atrasado que corresponde ao período junto com os salários de agosto/2018.

HORA EXTRA

As horas extraordinárias serão remuneradas com acréscimo de 60% (sessenta por cento) para as duas primeiras e 100% (cem por cento) para as demais.

ANUÊNIO

Os empregadores se obrigam ao pagamento de adicional por tempo de serviço prestado pelo empregado ao mesmo empregador, igual a 1% (um por cento) por ano trabalhado, adicional esse que será calculado sobre o salário nominal do empregado e incidirá no cálculo das horas extras mensais, 13º salário, indenização integral ou parcial e depósitos fundiários.

Os empregados que já estejam recebendo adicional por tempo de serviço superior ao estabelecido na presente cláusula terão o percentual atual mantido.

ADICIONAL NOTURNO

Os empregadores que mantém jornada de trabalho noturno, horário compreendido entre as 22:00 (vinte e duas) horas de um dia e 5:00 (cinco) horas do dia seguinte, pagarão aos empregados adicional de 30% (trinta por cento) sobre a hora normal, para fins do Artigo 73 da Consolidação das Leis do Trabalho.

A hora noturna é computada em 52 minutos e 30 segundos.

Orientamos os trabalhamos que não recebam o vale transporte que solicitem os mesmos aos seus empregadores, este é um direito inviolável seu e por isso devem ser incorporados aos seus ganhos mensais, qualquer duvida entre em contato com o seu Sindicato SETH, estamos na Rua Conselheiro Saraiva, 317, Vila Ercilia, em São José do Rio Preto – SP, nosso telefone é o (17) 3203-0077.

Jornalista Responsável: Fabiano Gonzalo Guiguet

MTB: 60325