Brasil e Mundo 20/9/2018 14:57:32 » Por

Câmara derruba veto de prefeito de lei que garante isenção do IPTU em Rio Preto

Benefício se estende a donos de imóveis que tenham parentes de primeiro grau com doenças degenerativas, como câncer, Alzheimer, Parkinson ou esclerose.

Por Jocelito Paganelli, TV TEM

19/09/2018

Vereadores rejeitam veto de prefeito que garante isenção do IPTU em Rio Preto

Os vereadores de São José do Rio Preto (SP) rejeitaram o veto do prefeito Edinho Araújo contra a lei que garante isenção do IPTU para donos de imóveis que tenham parentes de primeiro grau com doenças degenerativas, como câncer, Alzheimer, Parkinson ou esclerose. O veto foi derrubado na sessão desta terça-feira (18) e agora a proposta vai virar lei à força.

A lei estende um benefício que já está valendo. Atualmente, a isenção do IPTU vale para o proprietário do imóvel que tem uma dessas doenças.

Entre as regras para conseguir o benefício o parente que tem a doença degenerativa deve morar junto com o dono da casa que será isenta do imposto. A renda familiar também não pode ser superior a três salários mínimos.

De acordo com o projeto, estão aptos a receberem o benefício famílias que tenham apenas um imóvel.

Outra leis parecidas foram questionadas pelo prefeito com ações judicias. Edinho alega que a Câmara não pode interferir nas finanças da prefeitura. No entanto, as decisões do Tribunal de Justiça estão garantindo a validade das leis.

O prefeito vai decidir nos próximos dias se entra com ação direta de inconstitucionalidade para anular a lei.

Veto foi derrubado durante a sessão desta terça-feira (18) em Rio Preto — Foto: Reprodução/TV TEM