Esporte 20/9/2018 16:44:3 » Por

Roberto Firmino tem sequência arrasadora na Champions: oito gols em dez jogos

Alagoano chega a 150 partidas no Liverpool e já é o terceiro maior artilheiro do clube na Uefa.

O alagoano Roberto Firmino tem marcas impressionantes na carreira. Não para de chamar atenção. Terça, chegou aos 150 jogos pelo Liverpool e precisou apenas de 18 minutos para decidir contra o PSG. Foi o oitavo gol nas últimas 10 partidas de Liga dos Campeões.

Firmino nos últimos 10 jogos da Champions

AdversárioPrincipais ações
SevillaDois gols, uma assistência
SpartakUm gol, uma assistência
PortoUm gol, uma assistência
PortoX
M. CityUma assistência
M. CityUm gol
RomaDois gols, duas assistências
RomaUma assistência
Real MadridX
PSGUm gol

Neste recorte, o camisa 9 do Liverpool passou em branco ou não deu assistência apenas duas vezes, na final contra o Real Madrid e no jogo de volta das oitavas da Champions, contra o Porto. Foram ainda sete passes para gol.

No Liverpool, Firmino é o terceiro maior artilheiro em competições da Uefa. Tem 12 gols. Steven Gerrard, com 30, lidera a lista. O segundo é Ian Rush, com 14. Parceiro de ataque, Salah é o quarto desse ranking, com 11. No total, ele marcou 53 vezes pelos Reds.

Trio com Mané e Salah impulsinonou Firmino no Liverpool — Foto: REUTERS

Valorização

Firmino chegou ao Liverpool em julho de 2015. Foi comprado do Hoffenheim por R$ 140 milhões. Três anos depois, o valor de mercado do atacante quase triplicou. O site alemão Transfermarkt estima que ele vale hoje R$ 389,4 milhões.

O maior salto foi neste ano. Valorizou R$ 130,2 milhões (€ 30 milhões), de janeiro até o último levantamento, em maio. Deve ficar ainda mais valioso com a participação na Copa do Mundo, o novo ciclo da Seleção e o começo arrasador de temporada no Liverpool.

Em 2011, aos 19 anos, Firmino iniciou a trajetória na Europa. Antes, passou por CRB e Figueirense. Chegou à Alemanha por R$ 8,8 milhões. Agora, é o terceiro jogador brasileiro com maior valor de mercado. Fica atrás apenas de Neymar (R$ 876,6 milhões) e Philippe Coutinho (R$ 584,4 milhões).

*Rafael Brito colaborou