Esporte 20/9/2018 16:44:2 » Por

Hamilton revela que acusação equivocada na escola quase comprometeu sua carreira

Na época com 16 anos, piloto foi identificado como um dos agressores de um colega, foi expulso, e acionou até o Primeiro Ministro

Aos 33 anos, Lewis Carl Davidson Hamilton é um dos nomes mais bem sucedidos da Fórmula 1 em todos os tempos. Recordista de poles, segundo maior vencedor de corridas da história e a caminho do pentacampeonato, o inglês atingiu o status de incontestável. O que quase ninguém sabia até hoje é que por pouco a carreira não sofreu um sério abalo. Isso aconteceu em 2001.

Quando tinha 16 anos, Hamilton ainda estava na escola quando foi acusado de ser um dos agressores de outro aluno. O então kartista Lewis foi expulso da escola com mais seis estudantes, o que poderia comprometer suas ligações já existentes com a McLaren, equipe pela qual estrearia na F1 e seria campeão pela primeira vez, em 2008.

Hamilton em 2001 quando ainda corria no kart — Foto: Reprodução

- Até hoje, acho difícil falar sobre isso porque quase destruiu minha fé no sistema educacional. Fui acusado de chutar o aluno. Isso não era verdade. Eu, como muitas outras pessoas, estava esperando a próxima aula começar e tinha entrado nos banheiros no momento em que o ataque estava ocorrendo. Eu não estava envolvido no ataque, mas sabia que os meninos estavam envolvidos - disse Hamilton em sua autobiografia "My story" ("Minha história", em português), lançada no Reino Unido.

Hamilton e seus pais Anthony e Linda foram até o colégio alegar que não havia nenhuma participação nas agressões, mas a direção manteve a expulsão. A família Hamilton então apelou às autoridades locais de educação e até uma carta foi enviada ao então primeiro ministro Tony Blair. Depois de muitas discussões, Lewis Hamilton finalmente foi inocentado:

Lewis Hamilton com Nico Rosberg na época em que corriam de Kart — Foto: Divulgação/twitter

- Como adolescente, infelizmente meu entusiasmo não foi compartilhado por todos e minha carreira quase terminou antes de ter começado por causa de um caso de identificação equivocada da minha escola. Quando isso aconteceu eu pensei que tudo que eu tinha trabalhado estava indo pelo ralo, eu estava preocupado, também, que eu iria perder minha carreira de corrida e oportunidade com a McLaren.

Depois de superar o incidente, Hamilton passou a se dedicar totalmente à carreira de piloto naquele fim de 2001. Ganhou os títulos da Fórmula Renault Inglesa (2003) e da GP2 (2006) até iniciar sua trajetória na Fórmula 1, marcada pelos títulos de 2008, 2014, 2015 e 2017, além de 69 vitórias e 79 poles positions.

Lewis Hamilton no GP de Singapura — Foto: Clive Mason/Getty Images

Em 2018, Hamilton já venceu sete corridas e lidera a classificação geral com 40 pontos de vantagem sobre o vice-líder Sebastian Vettel (281 a 241).