Brasil e Mundo 25/10/2018 9:40:45 » Por

Família faz campanha por medula óssea para menino com leucemia após doença matar irmão gêmeo

Caso dos irmãos de Araçatuba mobilizou moradores. Número de cadastro de possíveis doadores aumentou no hemocentro.

Por Patrícia Dias e Rodolfo Pardini, TV TEM

24/10/2018 07h28  Atualizado há 13 horas

Família faz campanha por doação de medula após gêmeos serem diagnosticados com leucemia

A família Souza, de Araçatuba (SP), está fazendo uma “corrente do bem”, e contra o tempo, para encontrar um doador de medula óssea compatível com o pequeno Fernando, de apenas 2 anos e 10 meses. O garoto foi diagnosticado com leucemia.

A luta da família já dura mais de um ano, quando Matheus, irmão gêmeo de Fernando, também teve leucemia. Há três meses o menino, que chegou a fazer sessões de quimioterapia, não resistiu e morreu.

Vídeo feito pela família mostra irmãos gêmeos brincando — Foto: TV TEM/Reprodução

Segundo Antonio Pinheiro, tio dos meninos, o estado de saúde de Matheus era muito grave e ele não poderia mais esperar.

“Ele [Matheus] já estava no limite. Depois disso tudo, o Fernando foi diagnosticado com leucemia. Foi uma bomba que caiu sobre nós, é desesperador, mas ao mesmo tempo temos que buscar força em Deus”, diz.

Matheus, irmão do Fernando, morreu com leucemia — Foto: TV TEM/Reprodução

Logo depois da notícia, familiares e amigos iniciaram uma campanha nas redes sociais e a história dos gêmeos sensibilizou muita gente. Enquanto os cadastros de doadores de medula são feitos com a ajuda da campanha, o menino está com os pais em Jaú (SP), onde faz o tratamento.

De acordo com Aline Durante, responsável pelo setor de captação do hemocentro de Araçatuba, a quantidade de cadastros de possíveis doadores aumentou. “Geralmente nossa média é de cinco cadastros por dia e agora temos feito 40.”

Gêmeos de Araçatuba foram diagnosticados com leucemia — Foto: Reprodução/TV TEM

A inciativa pode salvar a vida do garoto e também de muitos outros pacientes com a doença. É o caso do Thiago Wilfer, morador de Sorocaba (SP), que está em tratamento contra a leucemia desde janeiro de 2017.

A família dele se mobilizou nas redes sociais e encontrou um doador polonês. Agora, Thiago aguarda a definição da data para o transplante.

Número de cadastros de possíveis doadores de medula aumentou em Araçatuba (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM