Turísmo 25/10/2018 10:7:6 » Por

Arábia Saudita inaugura trem de alta velocidade entre Meca e Medina

Linha transportará peregrinos muçulmanos e outros viajantes ao longo dos 450 km que separam as duas cidades em duas horas.

Por France Presse

11/10/2018 12h39  Atualizado há 2 semanas

Trem de alta velocidade foi inaugurado na Arábia Saudita — Foto: Bandar Albandani/AFP

A linha de trem de alta velocidade que une em duas horas as cidades de Meca e Medina, duas cidades santas do Islã, na região oeste da Arábia Saudita, foi inaugurada nesta quinta-feira (11).

Dois trens com 417 passageiros a bordo cada um partiram respectivamente das duas cidades no início da manhã, segundo a agência oficial SPA.

Essa linha de alta velocidade, construída e operada por um consórcio espanhol, transportará peregrinos muçulmanos e outros viajantes ao longo dos 450 km que separam as duas cidades.

Passageiro do novo trem de alta velocidade entre Meca e medina — Foto: Bandar Al Bandani/AFP

O rei Salman fez sua viagem inaugural em 25 de setembro no trem batizado como Haramain e considerado pelas autoridades locais como o maior projeto de transporte no Oriente Médio.

Trinta e cinco trens capazes de rodar a uma velocidade de 300 km/h transportarão centenas de passageiros em duas horas, quando o trajeto antes levava cinco.

No final de 2011, o consórcio Al Shula, composto por 12 empresas espanholas e duas sauditas, recebeu o contrato inicialmente avaliado em cerca de 6,7 bilhões de euros (R$ 28 bilhões), mas que sofreu alguns atrasos e teve o valor reajustado.

Passageiros no trem de alta velocidade inaugurado nesta quinta-feira (11) na Arábia Saudita — Foto: Bandar al Bandani/AFP