Brasil e Mundo 20/11/2018 10:41:9 » Por

Surto de mão-pé-boca suspende aulas em escolas e creches de Itajobi

Pelo menos 50 crianças e dois adultos foram diagnosticados com a doença na cidade. Aulas foram suspensas para evitar o contágio de mais alunos.

Por G1 Rio Preto e Araçatuba

19/11/2018 12h32  Atualizado há 19 horas

Surto de mão-pé-boca suspende aulas em escolas e creches de Itajobi

Mais de 50 crianças e dois adultos foram diagnosticados com a síndrome mão-pé-boca em uma semana em Itajobi (SP).

Na tentativa de combater a doença e evitar o contágio de mais alunos as aulas foram suspensas em todas as escolas do município para serem limpas e desinfetadas.

Segundo a Secretária de Educação, Dalva Coelho, a situação está se normalizando gradativamente. As aulas do ensino fundamental 1 e 2 voltaram nesta segunda-feira (19) e serão retomadas nas creches na quarta-feira (21).

“Acreditamos que combatemos a síndrome, porque as medidas que tomamos cercaram a evolução da doença”, disse Dalva.

Mão-pé-boca

A síndrome mão-pé-boca é uma doença contagiosa, causada por um vírus que normalmente habita o sistema digestivo e pode provocar estomatites, espécie de aftas que afetam a mucosa da boca.

Apesar de também ocorrer em adultos, o problema é mais comum em crianças de até cinco anos. Como os pequenos costumam colocar as mãos e os brinquedos na boca e nem sempre têm o hábito de lavar as mãos depois de ir ao banheiro, o vírus se dissemina mais facilmente.

Criança com bolhas provocadas pela síndrome mão-pé-boca — Foto: Eduardo Cristófoli/NSC TV