Esporte 20/11/2018 15:46:42 » Por

É verdade esse bilhete: mudança tática em pedaço de papel ajuda Holanda a ir à semifinal

Orientação de assistente técnico de Ronald Koeman para zagueiro Van Dijk virar atacante nos minutos finais é decisiva para gol que garante empate com Alemanha e vaga na Liga das Nações

Por GloboEsporte.com — Gelsenkirchen, Alemanha

20/11/2018 10h35  Atualizado há 4 horas

Reprodução de Twitter

Um bilhete, de verdade, mudou a história da Holanda (e da França) na Liga das Nações da Uefa. Precisando ao menos empatar com a Alemanha para garantir vaga na semifinal da competição, a seleção holandesa se complicou ao sofrer dois gols no primeiro tempo. Mas, nos minutos finais conseguiu igualar de maneira heróica, com um gol de Promes aos 39 e o empate salvador aos 45, marcado pelo zagueiro Virgil van Dijk, que virou atacante na reta final da partida graças a um recado passado para o jogador num pedaço de papel.

Van Dijk lê o bilhete do técnico Ronald Koeman pasado por De Ligt nos minutos finais de Alemanha x Holanda — Foto: Reprodução de vídeo

A mudança tática que partiu do assistente técnico Dwight Lodeweges, e chegou aos jogadores de maneira inusitada: foi em um bilhete que ele reorganizou a equipe, após o primeiro gol, com Van Dijk formando a dupla de ataque com Luuk de Jong. O pedaço de papel chegou às mãos do capitão da seleção pelo companheiro de defesa De Ligt. Com o empate, a Holanda tirou da França o primeiro lugar do grupo 1 e avançou na Liga das Nações.

O técnico Ronald Koeman admitiu depois do jogo que apenas seguiu a orientação do assistente, sem saber exatamente do que se tratava

- Foi incrível que Virgil tenha marcado o empate no fim, claro. Quantas vezes a Alemanha marcou nos minutos finais recentemente? Agora parece que a Holanda também pode. Claro que com os assistentes Dwight e Kees van Wonderen nós pensamos em diferentes cenários antes da partida, e tínhamos que forçar alguma coisa no fim do jogo - afirmou Koeman.

Foram dois ex-jogadores da seleção que encontraram o bilhete no campo e mostraram para todo mundo ver. Os atacantes Van der Vaart, recém-aposentado dos gramados, e Van Hooijdonk, de uma geração anterior, ambos comentaristas da rede de televisão holandesa Nos, viram o pedaço de papel no gramado, pegaram e compartilharam. Na entrevista coletiva depois da partida, houve até brincadeira com o técnico da Laranja.

- Gostaria de receber sua carta de volta? - brincou Van der Vaart, de acordo com o site do jornal De Telegraf.

Koeman riu e respondeu:

- Não, eu lembro desse arranjo.