Brasil e Mundo 9/1/2019 16:18:2 » Por

Experimento comprometido, diz pesquisador após furto de peixes contaminados usados em pesquisa

Objetivo do trabalho era conhecer a biologia dos animais que são ameaçados de extinção.

Por G1 Rio Preto e Araçatuba

09/01/2019 07h27  Atualizado há 4 horas

Cerca de quatro anos de estudos foram comprometidos depois que 50 peixes contaminados utilizados e usados em pesquisas foram furtadosda Unesp de Ilha Solteira (SP), na madrugada desta terça-feira (8). A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.

Segundo o chefe do Departamento de Biologia e Zootecnia da Universidade, Alan Peres Ferraz de Melo, o objetivo do trabalho era conhecer a biologia dos peixes que são ameaçados de extinção.

Os animais recebiam doses de várias substâncias tóxicas, como hormônios e anestésicos, e por isso são impróprios para o consumo.

Ainda de acordo com o pesquisador, o furto dos peixes, que contabiliza cerca de 100 quilos, vai além do patrimônio. “O grande problema quando assim acontece é que o principal prejuízo é o intelectual”, afirma.

Campus da Unesp de Ilha Solteira (SP) foi furtado — Foto: Reprodução/TV TEM

Furto

Segundo a universidade, os criminosos entraram na estufa após rasgar uma tela lateral. Os animais faziam parte de um projeto de pesquisa internacional e estavam contaminados com substância tóxicas.

Estufa onde estavam armazenados os peixes em Ilha Solteira  — Foto: Reprodução/TV TEM

Estufa onde estavam armazenados os peixes em Ilha Solteira — Foto: Reprodução/TV TEM

A polícia e os pesquisadores alertam os moradores da região de Ilha Solteira para não comprarem peixes da espécie piracanjuba de procedência duvidosa, já que podem ser os animais contaminados.

Um boletim de ocorrência foi registrado e caso está sendo investigado. Nenhum suspeito foi detido. Denúncias podem ser feitas de modo anônimo pelo número 197.

Departamento biologia e zootecnia da Unesp de Ilha solteira (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Departamento biologia e zootecnia da Unesp de Ilha solteira (SP)