Brasil e Mundo 9/1/2019 16:18:0 » Por

Carnaval 2019: veja datas

Terça-feira de carnaval será no dia 5 de março. Confira os dias da festa e programe-se.

G1 RIO PRETO

26/02/2018 14h54

Bateria da Acadêmicos do  Tatuapé conta com 220 ritmistas — Foto: Marcelo Brandt/G1

Bateria da Acadêmicos do Tatuapé conta com 220 ritmistas — Foto: Marcelo Brandt/G1

O carnaval em 2019 vai ocorrer no dia 5 de março. Os desfiles das escolas de samba de São Paulo serão nos dias 1 e 2 de março. No Rio de Janeiro, as escolas vão entrar na Sapucaí nos dias 3 e 4 de março.

A apuração e o resultado com a campeã do carnaval paulista sai no dia 5 e a do carnaval carioca no dia 6.

Veja datas

1/3 - Sexta-feira

2/3 - Sábado

3/3 - Domingo

4/3 - Segunda-feira

5/3 - Terça-feira de carnaval

6/3 - Quarta-feira de Cinzas

Desfile das escolas de samba de SP

1/3 - Sexta-feira: Desfile do grupo especial

2/3 - Sábado: Desfile do grupo especial

3/3 - Domingo: Desfile do grupo de acesso

5/3 - Terça-feira: Apuração dos desfiles das escolas de samba

8/3 - Sexta-feira: Desfile das escolas campeãs do carnaval de SP

Carnaval 2019 em SP: veja a ordem dos desfiles

Desfile das escolas de samba do Rio

1/3 - Sexta-feira: Desfile da série A

2/3 - Sábado: Desfile da série A

3/3 - Domingo: Desfile do grupo especial

4/3 - Segunda-feira: Desfile do grupo especial

5/3 - Quarta-feira: Apuração dos desfiles das escolas de samba

9/3 - Sábado: Desfile das escolas campeãs do carnaval do Rio

Começam os preparativos pro Carnaval 2019

Carnaval de rua em SP

22/2 - Sábado: pré-carnaval de blocos

23/2 - Domingo: pré-carnaval de blocos

2/3 - Sábado: carnaval de rua

3/3 - Domingo: carnaval de rua

4/3 - Segunda-Feira: carnaval de rua

5/3 - Terça-Feira: carnaval de rua

9/3 - Sábado: pós-carnaval de blocos

10/3 - Domingo: pós-carnaval de blocos

Bloco dos Esfarrapados, é um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo  — Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo

Bloco dos Esfarrapados, é um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo — Foto: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo

Campeã do carnaval 2018 em SP

Acadêmicos do Tatuapé homenageia estado do Maranhão no carnaval 2018 — Foto: Fábio Tito/G1

O segundo título da história da escola veio com desfile que contou a história e as tradições do Maranhão.

A Tatuapé passou pelo Anhembi ao som de um samba potente. que empolgou a plateia. A bateria foi destaque e interagiu com os integrantes fazendo "apagões", quando parava de tocar para a escola cantar o samba. Também apostou em uma bossa ao ritmo de reggae, muito popular no Maranhão. A taça só foi garantida na apuração da última nota do último jurado.

Campeã do carnaval 2018 no Rio

Ala da Beija-Flor fala do sucateamento da saúde pública no Brasil — Foto: Alexandre Durão/G1

O título da escola veio com um enredo que fez um paralelo entre o romance "Frankenstein", que completa 200 anos, e mazelas sociais brasileiras. Corrupção, desigualdade, violência e intolerâncias de gênero, racial, religiosa e até esportiva formaram o cenário "monstruoso".

Pabllo Vittar foi destaque que representou a luta contra a intolerância de gênero e Jojo Todynho representou a intolerância racial. Ambas subiram no carro "O abandono", sobre pesadelos da vida cotidiana no Brasil.

Edson Celulari interpretou o Dr. Victor Frankenstein, o estudante de ciências criador do monstro da ficção, no carro abre-alas. Claudia Raia foi destaque de chão como "a grande anfitriã de celebração da paz".

No final, a escola abriu a avenida para o público e transformou a Sapucaí em um bloco de rua, com a multidão cantando em coro o samba.

O quesito samba-enredo foi o que garantiu à escola o título de campeã.