Brasil e Mundo 9/1/2019 16:18:0 » Por

Urupês é referência em doação de sangue na região noroeste paulista

Cidade tem o maior número de doadores por habitante na região. São 15 mil habitantes e pelo menos 1,7 mil deles são doadores.

Por G1 Rio Preto e Araçatuba

06/01/2019 08h32  Atualizado há 3 dias

A solidariedade transformou Urupês (SP) em referência no número de doadores de sangue no noroeste paulista. A cidade tem o maior número de doadores por habitante na região.

São 15 mil habitantes e pelo menos 1,7 mil deles são doadores. Mais 4 mil pessoas estão cadastradas para doar medula óssea e quatro delas já foram consideradas compatíveis.

Urupês apresenta maior número de doadores de sangue da região — Foto: Reprodução/TV TEM

O número é alto na cidade por causa de um projeto realizado há 15 anos. Hoje a Associação de Doadores de Sangue de Urupês organiza mutirões para realizar visitas aos maiores hemocentros da região.

"O objetivo é de ajudar quem precisa, salvar vidas de quem está no hospital precisando de uma bolsa de sangue e por isso nos mobilizamos para fazer o trabalho na cidade", explica José Elias Guarnieri, coordenador do grupo.

O Brasil atualmente possui 4,5 milhões de pessoas cadastradas no Redome, mas a má notícia é que o número de novos doadores caiu 14% em 2018. Enquanto isso, os diagnósticos de doenças que precisam de transplantes cresce.

Para tentar agregar cada vez mais doadores, o policial militar Anderson Nunes faz campanhas na região depois que foi diagnosticado com leucemia e precisou da ajuda de doadores de sangue e medula óssea.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil 1,6% da população brasileira é doadora de sangue. No ano passado 3,3 milhões de pessoas doaram sangue, mas se a média nacional fosse igual a de Urupês o país contabilizaria cerca de 20 milhões de doadores.

"Tem sempre gente precisando, novas cirurgias, transplantes e as pessoas constantamente precisam de transfusões. Então é importante manter o fluxo elevado de doações para que a gente não sinta o estoque crítico", afirma a enfermeira do setor de captação Bárbara Cabrera.

Número de doadores de sangue em Urupês (SP) é grande — Foto: Reprodução/TV TEM

Número de doadores de sangue em Urupês (SP) é grande