Turísmo 5/7/2019 14:59:18 » Por

Quatro ideias para se surpreender com a natureza em Ilhabela

Ilhabela

Com uma natureza exuberante, Ilhabela (SP), que fica a pouco mais de 200 quilômetros da cidade de São Paulo, vai muito além do óbvio do que se espera de um destino litorâneo.

Um dos passeios mais conhecidos do arquipélago, por exemplo, está no meio da mata: a trilha que leva até a Praia de Castelhanos.

Com o auxílio de um veículo 4×4, os viajantes seguem por uma estrada de terra que cruza o Parque Estadual de Ilhabela.

O visual paradisíaco de Castelhanos, sem dúvida, compensa a viagem. Porém, essa é a prova de que, muitas vezes, o caminho pode ser tão incrível quanto o destino – são 22 quilômetros totalmente cercados pelo verde.

A casa da Mata Atlântica no Brasil

Cobrindo uma área de cerca de 270 quilômetros quadrados, o Parque Estadual de Ilhabela representa 84% do território do arquipélago. É a maior faixa preservada de Mata Atlântica em área insular do planeta.

O cuidado ambiental, presente em toda a ilha, possibilita o desenvolvimento de inúmeros ecossistemas, tornando o local um refúgio para os amantes da natureza. O parque abriga centenas de espécies de plantas e animais, muitas ameaçadas de extinção e outras encontradas apenas por lá.

Mesmo quem não tem muita familiaridade com o ecoturismo encontra no arquipélago paulista um bom lugar para começar a se aventurar. Entre trilhas, cachoeiras e picos, existem programas para todos os gostos.

Que tal aproveitar a próxima oportunidade de viagem para conhecer um ambiente único no mundo? Para inspirar, separamos quatro ideias de atividades que vão fazer você querer passar muitos dias em Ilhabela.

Aproveite as trilhas demarcadas para conhecer todos os visuais da ilha

O Parque Estadual oferece trilhas para todos os perfis. São diversos caminhos que podem ser feitos com ou sem o auxílio de um guia – dependendo do grau de dificuldade – e levam a cachoeiras, mirantes e praias de tirar o fôlego.

Como Ilhabela possui uma cadeia de montanhas, vale tirar um dia para subir em um dos picos e apreciar a vista das praias de um ponto privilegiado. Um dos trajetos mais conhecidos é o do Pico do Baepi. Do alto dos seus 1 058 metros de altura, dá para ter uma visão panorâmica do canal de São Sebastião e de uma parte da Serra do Mar.

Outra trilha que chama a atenção pela beleza é a que leva para a Praia do Bonete. O caminho, que começa na Ponta da Sepituba, percorre cerca de 12 quilômetros de uma das áreas mais preservadas e ricas em biodiversidade da ilha.

Embora o nível de dificuldade seja mais alto, quem topa a aventura é recompensado pelo encontro com três cachoeiras – Lage, Aerado e Saquinho – e o ponto final no Bonete, considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.