Turismo 11/1/2021 16:27:53 » Por

Morre Gabriel Mário Rodrigues, criador do curso superior de Turismo no Brasil

Após mais de 50 anos atuando no ensino superior privado brasileiro, ele faleceu em decorrência de um câncer nas vias biliares

Gabriel Mário Rodrigues morreu na noite deste sábado Foto: Divulgação

Morreu neste sábado o professor Gabriel Mário Rodrigues, que atuou há mais de 50 anos no setor da educação superior privada no Brasil em grupos como Universidade Anhembi Morumbi, Anhanguera Educacional, Cogna Educação e Kroton Educacional, além de entidades representativas do setor.

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura Mackenzie em 1955 e especializou-se em Comunicação Empresarial cinco anos depois.

Foi criador e organizador do primeiro curso superior de Turismo do Brasil em 1971 pela Faculdade de Turismo do Morumbi. Atualmente era presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), entidade da qual  foi diretor presidente de 2004 a 2016 e vice-presidente entre 1992 e 2004.  Aos 80 anos, comandou em 2013 a fusão do Anhanguera Educacional com a Kroton, criando o maior grupo educacional do mundo.

Rodrigues morreu por volta das 23h deste sábado, em São Paulo, em decorrência de câncer nas vias biliares. Ele foi  sepultado neste domingo, no cemitério Horto da Paz, em Itapecirica da Serra (SP). Deixa esposa, três filhas, oito netos e três bisnetos.

Em  nota, a ABMES afirmou que Gabriel Mario Rodrigues “foi um homem à frente do seu tempo e inquieto em suas ideias, valores, propostas e preocupações em relação ao universo educacional. Um amante do ensino virtual e das novas tecnologias”.

— Ele foi um educador visionário, capaz de transformar sonhos em realidade. Deixa um legado que inspirará a todos nós, empreendedores educacionais brasileiros — afirmou Celso Niskier, diretor presidente da ABMES.

Fonte: O Globo