Destaques de São José do Rio Preto e Região 15/3/2021 0:18:13 » Por

Rio Preto terá lockdown, decide Comitê

Em reunião de emergência neste domingo, 14, prefeito Edinho Araújo, membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público decidiram que a cidade entrará em lockdown nos próximos dias

Reunião de emergência no nono andar da Prefeitura de Rio Preto - Foto: Guilherme Baffi

Por Gabriel Vital

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus decidiu, em reunião de emergência neste domingo, 14, que Rio Preto terá lockdown para frear o avanço da Covid-19 na cidade. As medidas mais restritivas estão previstas para começar entre terça, 16, e quarta-feira, 17. A informação foi confirmada ao Diário por diferentes fontes.

A reunião aconteceu no nono andar da Prefeitura de Rio Preto e envolveu o prefeito Edinho Araújo (MDB), o vice-prefeito Orlando Bolçone (DEM), o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota), além de secretários, médicos, gestores de hospitais, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.

O Diário apurou que o lockdown em Rio Preto seguirá as mesmas diretrizes do que foi decretado em Araraquara. O prefeito Edinho Araújo define as bases jurídicas para formulação do decreto que colocará a cidade em uma fase ainda mais rígida do que a definida pelo Estado.

Em nota, a Prefeitura de Rio Preto não confirmou a data de início do lockdown, nem deu detalhes de como as medidas mais restritivas vão funcionar, mas ressaltou que a decisão foi necessária diante do risco de colapso no sistema de saúde, já que a ocupação de leitos hoje está em 98% no município.

(Colaborou Vinícius Marques)

Veja a nota da Prefeitura

"Em reunião de emergência no início da manhã deste domingo, dia 14 de março, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus apresentou ao prefeito Edinho Araújo e autoridades da cidade, o agravamento da transmissão do vírus da Covid-19 e ocupação de leitos em Rio Preto, que beira o colapso com uma ocupação média de 98%.

Ficou decidido ao final do encontro, por unanimidade, que a única possibilidade de conter o avanço do vírus é adotar um lockdown no município.

Diante de um alerta dos técnicos da necessidade de regionalizar as medidas, o prefeito Edinho Araújo irá se reunir, de forma virtual, nesta segunda-feira, dia 15, com os prefeitos da região para sugerir que as ações possam ser seguidas pelas cidades vizinhas. A data de início do lockdown será divulgada após a reunião.

O detalhamento das medidas, contidas no decreto, será decidido entre o Comitê e a Procuradoria Geral do Município de Rio Preto."

Fonte: Diário da Região