Destaques Sindicais 16/3/2021 17:39:5 » Por Atualizado em 16/3/2021 18:30h

Comunicado Importante: SETH suspende atendimento a partir desta quarta-feira, 17 de março

Ressaltamos que neste período não prestaremos atendimento aos nossos associados(as) e usuários(as). Confira também as regras da Prefeitura para o lockdown

Prezados Srs(as) Associados(as) e Usuários(as),

Conforme determina o Decreto Municipal Nº 18.861/2021, que dispõe sobre novas medidas restritivas de enfrentamento a pandemia do COVID-19, informamos que o Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e Região (SETH) estará FECHADO a partir das 00h00 desta quarta-feira, 17 de março, até o dia 31 de março. Dessa forma, ressaltamos que neste período não prestaremos atendimento presencial, somente por WhatsApp, e-mail e redes sociais.

Referido Decreto determina, ainda, que apenas estabelecimentos que exerçam atividades consideradas essenciais poderão funcionar durante o lockdown em Rio Preto, como, por exemplo, serviços médicos e relacionados com a saúde.

Com o objetivo de auxiliar os trabalhadores do Grupo Turismo e Hospitalidade, destacamos que as seguintes categorias profissionais representadas pelo SETH terão autorização para trabalhar:

• Serviços de Assistência Social sem Alojamento - Permitido presencialmente para atendimento de urgências, emergências e imprescindíveis para a manutenção da vida. Proibido atendimento eletivo, inclusive em consultórios. Funcionamento 24h.

• Atividade de Gestão de Resíduos e Descontaminação - Permitida sem atendimento ao público.

• Serviços combinados para apoio a Edifício - Permitida sem atendimento ao público.

• Atividades de Limpeza - Permitida sem atendimento ao público.

• Lavanderias, Tinturarias e Toalheiros - Permitida sem atendimento presencial apenas para serviços emergenciais ou para suporte às atividades permitidas neste decreto.

Com relação aos empregados em creches, também representados pelo SETH, cabe ressaltar que estão suspensas as aulas e atividades presenciais da educação infantil.

IMPORTANTE: Os trabalhadores em atividades permitidas deverão preencher, imprimir e carregar consigo uma DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE OU SERVIÇO ESSENCIAL (baixe o modelo aqui) ao se deslocarem de casa para o trabalho e vice-versa. Declarações falsas incidirão em crimes.

Salientamos também que a Prefeitura vai interromper a circulação de ônibus do transporte público do dia 17 ao dia 21 de março. Só poderão abastecer o carro aqueles autorizados a funcionar.

Outras medidas do Decreto dizem respeito aos protocolos sanitários que deverão ser cumpridos pelas empresas e empregados autorizados a trabalhar no dia-a-dia, como organizar pontos de descontaminação na entrada dos estabelecimentos; garantir uso obrigatório de máscaras; higienizar superfícies e objetos; monitorar a temperatura dos funcionários, entre outras.

Links das regras do lockdown em Rio Preto:

Clique aqui para ver o decreto municipal
Clique aqui para ver os anexos I e II (especifica as restrições para cada tipo de atividade)
Clique aqui para ver os protocolos para a população em geral
Clique aqui para ver o protocolo de drive thru
Clique aqui para ver o protocolo de delivery

A Diretoria