Turismo 25/6/2021 13:1:51 » Por Atualizado em 25/6/2021 13:4h

Autorizado, aeroporto em Olímpia terá capacidade para receber Airbus e Boeing

A reivindicação é para atender a crescente demanda por turismo que a Estância Turística vem recebendo. Atualmente, apenas 3% dos visitantes da cidade chegam por via aérea pelo aeroporto de Rio Preto

Governo federal autorizou construção de aeroporto em Olímpia (Foto: Divulgação/Freepik)

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a autorização para a construção do Aeroporto Regional de Olímpia. A reivindicação é para atender a crescente demanda por turismo que a Estância Turística vem recebendo. O novo aeroporto poderá receber Airbus A320 e Boeing 737. Além de polo turístico, a cidade começa a se constituir em polo econômico. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União dia 14 de junho. A expectativa é que ele opere até 2025.

O novo aeroporto estará a 30 quilômetros de Rio Preto e 20 de Olímpia. A outorga é para 35 anos. A previsão é que a pista terá 2.200 metros de cumprimento e 45 de largura. Hoje apenas 3% dos visitantes da Estância chegam por via aérea pelo aeroporto de Rio Preto. O prefeito Fernando Cunha comemora. Ele diz que ele vai servir à toda a região Norte do estado e à Região Metropolitana de Rio Preto.

Agora, segundo o prefeito, o próximo passo é correr atrás dos investidores para viabilizar a obra. Ele cita empresas que administram terminais, em operação de passageiros e de carga. Em seguida, começar a contratação de pessoal e as obras. Ele acredita que o aeroporto de Olímpia vai servir à toda a região Norte do estado e à Região Metropolitana. Prevê, para daqui a 20 anos, uma opção a Cumbica e Viracopos. Ou seja: o aeroporto deverá servir para importação e exportação.

A área destinada à construção do empreendimento conta com 200 hectares, tem acesso pela Rodovia Assis Chateaubriand. A estimativa é de que os investimentos iniciais sejam de aproximadamente R$ 100 milhões. Para isso, o munícipio agora faz gestão junto à iniciativa privada para a implantação, tendo em vista que o projeto beneficiará os investidores locais.Neste momento, Fernando Cunha afirma que “nós deveremos trabalhar por um ano para fazer os projetos executivos e a estruturação financeira e, num horizonte de quatro anos, temos a previsão de já termos iniciado as operações. Esta conquista abre para todo o interior paulista a expectativa de ter um aeroporto com voos internacionais, saindo e chegando daqui para Miami, América Latina, entre outros, isso já olhando para o futuro, já que estamos em uma região que não vai parar de crescer.”

A notícia do aeroporto gerou grande repercussão em toda a região e em sites de notícias de todo o país, uma vez que a construção é importante para fortalecer a cidade como destino turístico. A divulgação foi feita ainda nas redes sociais da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura e até mesmo compartilhada pelo próprio Presidente da República, Jair Bolsonaro

Rio Preto – O aeroporto de Rio Preto tem uma com apenas 1640 metros e 35 de largura. Não tem espaço para aumentar a pista. Por isso, até hoje, ele não conseguiu se transformar em internacional. Além do pequeno espaço para grandes aeronaves, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, DAESP, não conseguiu instalar uma delegacia da Polícia Federal e um departamento Fito Sanitário. Sem esses equipamentos, um aeroporto não pode operar voos internacionais. Por todos esses motivos, ele não consegue atender à demanda de Olímpia, e nem exportar cargas leves (como frutas, por exemplo).

Fonte: Jornal DHoje Interior