Destaques Sindicais 12/7/2021 22:59:44 » Por

Cláusula do Sindicato SETH sobre diversidade é destaque no jornal Valor Econômico

Convenção Coletiva dos trabalhadores do setor imobiliário estabelece compromisso pelo respeito e proteção dos direitos humanos nas relações de trabalho

A cláusula 12ª, sobre "Dignidade e Diversidade nas Relações de Trabalho", da Convenção Coletiva de Trabalho dos empregados em Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis de Rio Preto e região, assinada pelo Sindicato SETH em maio de 2021, foi destaque em matéria publicada na quinta-feira (08/07) pelo jornal Valor Econômico, que tem grande circulação, principalmente entre empresários e investidores de todo o País.

A cláusula foi inserida com o intuito de incentivar boas práticas na relação capital-trabalho, comprometendo as empresas do setor imobiliário a combaterem "todas as formas de trabalho forçado, infantil ou degradante, devendo atuar na disseminação da cultura da tolerância à diversidade e em busca da eliminação de quaisquer formas de discriminação no ambiente de trabalho quer seja em virtude de raça, sexo, cor, origem, religião, condição social, idade, porte ou presença de deficiência física ou mental,
ou qualquer tipo de doença".

Esta iniciativa vem ao encontro das demandas globais de respeito e proteção dos direitos humanos, reconhecidos internacionalmente, uma pauta atual e necessária para proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável aos trabalhadores, promovendo conscientização e mudança de cultura.

Combinada com as garantias asseguradas pela Constituição Federal e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção Coletiva de Trabalho dá legalidade expressa a programas de inclusão, exaltando a cidadania e a meritocracia tanto nas políticas de recursos humanos quanto na execução das atividades laborativas.