Destaques de São José do Rio Preto e Região 10/6/2022 12:46:40 » Por Atualizado em 6/10/2022 12:50h

Prevenção de acidentes com perfurocortantes

Confira o informe do CEREST Rio Preto sobre cuidados no manuseio de objetos perfurocortantes no trabalho

O que são perfurocortantes?

São materiais que contêm cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas capazes de cortar ou perfurar, tais como: agulhas, ampolas, lâminas de barbear, facas, lancetas, latas de condimentos, vidros quebrados, espelhos, entre outros.

Não reencape agulhas. Após utilizá-las, armazene em embalagem fechada como garrafas pet, potes de maionese ou leve a uma unidade de saúde;

Objetos quebrados como vidros, espelhos, copos, lâminas de barbear, lâmpadas e garrafas devem ser embrulhados em jornal e colocados em caixa de papelão com a identificação do tipo de material contido;

Latas de condimentos devem ser descartadas com a parte serrilhada para dentro;

Tenha atenção ao manusear objetos pontiagudos, como facas e estiletes.

ATENÇÃO:

Se você é profissional da saúde, tenha cuidado redobrado, pois você ou alguém pode se infectar com agentes infecciosos, como vírus das hepatites B e C e HIV.

Mantenha o ambiente organizado e a atenção durante a realização do procedimento com materiais perfurocortantes, siga as normas e regulamentos e utilize os EPIs necessários.

Lembre-se de que outras pessoas vão manusear esses materiais descartados, por isso é necessário estarem bem armazenados, para evitar que acidentes aconteçam.

Para finalizar, é importante estar em dia com a sua saúde, portanto, fique de olho e esteja com o seu cartão vacinal atualizado.