Últimas notícias »

SINDICATO  DOS  EMPREGADOS
EM TURISMO E HOSPITALIDADE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

entre em contato conosco
17 3203-0077 / 17 99113-4760
Turismo 15/10/2020 20:33:27 » Por

Protocolos rígidos garantem retomada do turismo

Representantes do setor reforçam iniciativas de hotéis e bares para zelar pela segurança dos visitantes




 

Por SESC RJ


Já é seguro viajar? Qual é o papel do turismo e dos eventos na economia do Estado do Rio? Qual é o impacto social do turismo? Representantes do setor de turismo e entretenimento do Rio responderam a estas três questões, entre outros temas, durante a “Live Sesc RJ - A retomada do turismo no Estado do Rio de Janeiro”, transmitida nas redes sociais de O GLOBO na última sexta-feira.


O objetivo do encontro virtual foi mostrar o que está sendo feito para a recuperação do segmento e, sobretudo, sua importância para a retomada da atividade econômica como um todo.


Participaram do evento a secretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Adriana Homem de Carvalho; o diretor da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; o diretor de programas sociais do Sesc RJ, Fernando Alves da Silva; o presidente do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, SindRio, Fernando Blower, e o presidente da Apresenta Rio (Associação de Promotores de Eventos), Pedro Guimarães. A jornalista especialista no setor de viagens e turismo, Carla Lencastre, mediou o debate.


De acordo com o diretor da CNC, as empresas do setor de turismo têm sido muito assertivas e cuidadosas na reabertura de hotéis e pousadas e, portanto, os protocolos estão sendo implantados com muito critério.


Para o diretor de programas sociais do Sesc RJ é fundamental ressaltar a relevância do turismo na economia do estado do Rio. Em 2019, como ele contou, o setor teve destaque:


— A Fecomércio, o Sesc RJ e o Senac RJ, junto com todos os parceiros, realizaram uma série de ações de fomento ao turismo no nosso estado em 2019, como o Salão de Turismo, o Sesc Verão e o Festival de Inverno, na Região Serrana,entre outros. Quando falamos de iniciativas menores, como os passeios e excursões promovidos pelo Turismo Social, tivemos, no ano passado, mais de 50% dos municípios visitados. Talvez, desde a década do ‘tsunami esportivo’, 2019 tenha sido o ano mais impactante em prol de todo o segmento — disse Alves.


Já a secretária de Turismo do Estado do Rio destacou que o Governo trabalha em prol da recuperação do setor desde maio, estimulando, sobretudo, o turismo dentro do estado.


— Temos muita segurança ao dizer que é seguro viajar no Rio. Não trabalhamos só com os principais pontos turísticos, mas com os 92 municípios do estado. Todos se prepararam muito conscientemente para estaretomada — pontuou.


Momento de união


O presidente do SindRio contou que os bares e restaurantes foram além do protocolo mínimo de higienização dos ambientes. De acordo com Blower, 76% dos empresários dos estabelecimentos fizeram mais do que foi exigido por lei e mais de 90% estenderam o protocolo de limpeza. Para o presidente do ApresentaRio, estas medidas provisórias serão naturalmente incorporadas em um futuro próximo.


— Os novos protocolos foram importantes, mas o melhor foi a união do setor, em prol do ambiente comum. A maior satisfação do enfrentamento foi a capacidade de articulação  diálogo conjunto — elogiou Guimarães.


Os dirigentes, no entanto, estão preocupados com a demora na retomada do movimento em hotéis e bares. Só o setor de restaurantes perdeu 17 mil postos de trabalho na cidade do Rio e 27 mil no Estado.


— A cidade do Rio, hoje, se encontra com 70% dos meios de hospedagens abertos. A ocupação média tem girado em torno de 18% a 25% e, nos finais de semana, chega a quase 40%, índices interessantes. Mas os preços médios têm sido muito baixos. A gente espera que, aos poucos, possamos superar esse impasse e situação — encerrou Sampaio.


Fonte: O Globo


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos

Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI

Fale Conosco