Destaques Sindicais 20/8/2021 2:37:50 » Por Atualizado em 20/8/2021 9:49h

Sindicato SETH completa 40 anos - Uma história de luta, conquistas e resistência

Sindicato completa neste sábado, 21 de agosto de 2021, seu 40º aniversário de fundação, representando com grande orgulho e dedicação 12 categorias profissionais em Rio Preto e região

Os 40 anos de existência do Sindicato dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e Região (SETH) foram a pauta da entrevista realizada nesta quarta-feira (18/08), pelo Programa Jornal do Trabalhador, com o presidente do SETH, Sérgio da Silva Paranhos.

O sindicato completa neste sábado, 21 de agosto de 2021, seu 40º aniversário de fundação, com um histórico de muita luta, conquistas e resistência, representando com grande orgulho e dedicação 12 categorias profissionais em Rio Preto e 29 municípios da região.

Em 21 de agosto de 1981, na Rua Marechal Deodoro, 3.011, nasce a Associação Profissional dos Empregados em Turismo e Hospitalidade de São José do Rio Preto e, dois anos depois, já recebe sua carta sindical do Ministério do Trabalho, tornando-se, então, sindicato.

Para se ter uma ideia, na época da criação da entidade, a categoria dos empregados em condomínios, por exemplo, se restringia a 40 prédios. Hoje este número está próximo de 700 condomínios, só em São José do Rio Preto. "Nesses 40 anos passamos por vários momentos. São 40 anos que não podemos deixar ir para o ralo, temos que estar cada vez mais unidos para lutar contra investidas, como as reformas trabalhista e da Previdência", disse Paranhos.

O presidente do SETH também falou dos avanços conquistados nas Convenções Coletivas de Trabalho. Ele recorda que, no início, somente salários eram negociados, mas com o tempo, foram sendo conquistados benefícios que hoje estão consolidados, como vale refeição, vale alimentação, assistência médica e odontológica, estabilidades de emprego, diversos adicionais, auxílios, entre muitos outros.

Além disso, o SETH também teve participações em diversas melhorias sociais, como a criação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São José do Rio Preto. "O sindicato não é formado pelo prédio, nem pela Diretoria, ele é feito pelas categorias que representa.", afirma Paranhos. "Então, você trabalhador que é representado pelo SETH, una-se ao sindicato, participe das lutas, dos movimentos, e também usufrua dos benefícios que o sindicato conquistou até hoje".

✅ Fique Sócio! Juntos somos fortes!

☎ (17) 3203-0077
📧