1 de Maio - Movimento Sindical Unificado de Rio Preto expõe outdoors em homenagem aos Trabalhadores e às Trabalhadoras

Painéis são uma reverência ao Dia dos Trabalhadores e um lembrete de que a classe trabalhadora é a verdadeira responsável pela construção, funcionamento, sustento e crescimento do país

Destaques Sindicais - 26/4/2022 20:20:34 » Por


Um dos dez outdoors instalados em Rio Preto: Trabalhador(a) acima de tudo, Empregado e Sindicato para todos (Foto: Sérgio Sampaio)

 

O MSU - Movimento Sindical Unificado de São José do Rio Preto, associação à qual o Sindicato SETH é filiado, realiza, a partir desta segunda-feira (25/04), a colocação de outdoors em diversos pontos da cidade para homenagear os Trabalhadores e as Trabalhadoras do país pelo seu dia.


Além de uma reverência, os painéis são um lembrete de que a classe trabalhadora, com sua árdua luta diária, é a verdadeira responsável pela construção, pelo funcionamento, pelo sustento e pelo crescimento do Brasil, destacando, ainda, a fundamental importância do emprego e das organizações sindicais para o desenvolvimento social do país.


Como se sabe, o Dia Internacional dos(as) Trabalhadores(as), celebrado no dia 1º de Maio, é uma data histórica de luta por melhores condições de trabalho, iniciada em 1886, na cidade norte-americana de Chicago, quando ocorreu uma greve pela redução da jornada, que chegava a 17 horas por dia.



Naquele dia as manifestações movimentaram a cidade, causando a ira dos poderosos. A repressão ao movimento foi dura, com prisões, pessoas feridas e até mesmo trabalhadores mortos nos confrontos com a polícia.


No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos e o fim das condições desumanas. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.


Em 1º de maio de 1943, o então presidente Getúlio Vargas promulgou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia dos Trabalhadores.


Além do Brasil, cerca de oitenta países consideram 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.