17 3203-0077 / 17 99113-4760
Destaques Sindicais 3/5/2022 11:46:26 » Por

MSU Rio Preto lança campanha “Trabalhador Sangue Bom”, para incentivar doação de sangue ao Hemocentro Rio Preto

Ajude a salvar vidas doando sangue ao Hemocentro de Rio Preto e ao Hemonúcleo de Catanduva. Confira quem pode ser doador e como agendar

O Movimento Sindical Unificado de São José do Rio Preto (MSU) iniciou, nesta segunda-feira (02/05), a campanha "Trabalhador Sangue Bom", em parceria com o Hemocentro de São José Do Rio Preto e o Hemonúcleo Catanduva, com o objetivo de incentivar a doação de sangue entre os trabalhadores e a sociedade de forma geral.

A ação, iniciada em maio em alusão ao dia e ao mês dos trabalhadores, visa também a conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para o salvamento de vidas, principalmente nesta época do ano, em que os estoques de sangue ficam mais baixos. Hoje, dirigentes dos 13 sindicatos filiados ao MSU compareceram ao Hemocentro para dar o exemplo, doando sangue, além de chamar as categorias para participarem.

Segundo o presidente do MSU e do Sindicato SETH, Sérgio Paranhos, a iniciativa da campanha "Trabalhador Sangue Bom" surgiu da necessidade de repor o estoque do Hemocentro Rio Preto. "Durante a pandemia o estoque ficou praticamente zerado e entendemos que deveríamos abraçar essa ideia", disse. "O trabalho dos sindicatos é lutar pelos direitos dos trabalhadores, mas também devemos conscientizá-los sobre as responsabilidades que todos nós temos com o próximo", acrescentou.

A campanha começa num momento crucial, a dois meses do início das férias escolares, um período em que as doações costumam cair bastante, e se estenderá durante todo o ano. De acordo com o diretor administrativo do Hospital de Base, Dr. Octávio Ricci Junior, isso é fundamental, pois o sangue doado tem prazo de validade. "O Hemocentro é uma estrutura que fornece sangue para 39 serviços da região e nós precisamos de sangue o ano inteiro. Então não adianta termos hoje mil doadores e daqui 30 dias não termos nenhum, pois as doações precisam ser diluídas durante o ano todo", explicou.

Para a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco, a parceria entre o MSU e o Hemocentro Rio Preto é muito importante, pois, com a pandemia de covid-19, as doações caíram, mas as cirurgias continuaram aumentando. "Quero parabenizar e agradecer essa iniciativa do MSU, que para nós é fundamental, principalmente nesse momento. O mais bacana dessa campanha é que não vai ser em um dia ou um mês isolado. Começou em maio, mas vai ser durante o ano todo, então os trabalhadores representados pelos sindicatos vão poder vir, doar e salvar vidas, não só no Hospital de Base, mas em toda a região."

Reinaldo Dalur, presidente do Sinsaúde Rio Preto, destacou a importância das doações para o salvamento de vidas. "Ao doar sangue você contempla até quatro pacientes, e a reposição desse sangue ocorre em duas horas e meia. O sangue é insubstituível. Então é importante que todos que estão gozando de boa saúde façam essa caridade ao próximo."

Rogério Morais, secretário-geral do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de São José do Rio Preto, fez um convite aos trabalhadores e seus familiares a participarem da campanha. "O que estamos fazendo é mostrar para toda a nossa categoria e para as demais, junto com o MSU, a importância de doar sangue. Venha fazer parte, vamos trazer o máximo de doações de sangue aqui para o Hemocentro de Rio Preto, que atende várias cidades da região."

Antônio Marcos dos Santos, presidente do Sinpospetro Rio Preto, conclamou não só os frentistas, mas todos os trabalhadores de São José do Rio Preto a participarem da campanha. "É uma campanha que começa em maio, mas vai continuar, porque o Hemocentro sempre está precisando de sangue. Então, trabalhadores, venham doar, porque nós nos sentimos bem ao ajudar o próximo, que está no hospital precisando de sangue."

Leandro Lucas de Souza, presidente do Sindhoteleiros Rio Preto, definiu a campanha como uma causa nobre. "Não fizemos nenhum evento festivo no 1º de maio, porém uma campanha que é de grande importância, principalmente depois do momento que passamos. Entendemos que a saúde vem em primeiro lugar, e eu venho, em nome dos trabalhadores do segmento de bares, hotéis e restaurantes, convidá-los a colaborar com o Hemocentro."

TRABALHADOR(A), AJUDE A SALVAR VIDAS, DOE SANGUE! AGENDE SEU HORÁRIO POR TELEFONE OU WHATSAPP NO HEMOCENTRO RIO PRETO OU NO HEMONÚCLEO CATANDUVA:

Hemocentro Rio Preto
Avenida Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama, São José do Rio Preto/SP
Agendamento: (17) 3201-5151 | Whatsapp: (17) 99623-9985
Horário de Funcionamento: Todos os dias (incluindo feriados), das 7h às 13h

Hemonúcleo Catanduva
Rua 13 de Maio, 974 – Centro, Catanduva/SP
Informações: (17) 3522-7722
Horário de atendimento: De quarta-feira a domingo, das 7h às 13h

Quem pode Doar Sangue:

No dia da doação o doador deve:

Dúvidas Frequentes: