Destaques Sindicais 3/5/2022 17:31:20 » Por Atualizado em 5/3/2022 17:52h

1 de Maio - Movimento Sindical Unificado de Rio Preto instala painéis na cidade em homenagem às trabalhadoras e aos trabalhadores

Com o mote "Trabalhador(a) acima de tudo, emprego e sindicato para todos", outdoors reverenciam a classe trabalhadora, que é a base sobre a qual o País está construído

O Movimento Sindical Unificado de São José do Rio Preto (MSU), associação formada por 13 sindicatos profissionais, entre eles o SETH, presta homenagem a toda classe trabalhadora do Brasil em maio, que marca o dia e o mês dos trabalhadores, com a instalação de dez outdoors espalhados por vários bairros no município.

Com o mote "Trabalhador(a) acima de tudo, emprego e sindicato para todos", os painéis reverenciam as trabalhadoras e os trabalhadores, que são a base sobre a qual o País está construído, sendo os verdadeiros responsáveis pelo sustento, funcionamento e crescimento do Brasil.

Os trabalhadores movimentam a economia, gerando riqueza e desenvolvimento, e são merecedores de todo respeito dos setores patronais e de poder, que devem cumprir seu papel de viabilizar condições para criação de emprego e renda.

Neste contexto, as organizações sindicais são o principal meio da classe trabalhadora para reivindicar dos patrões e autoridades melhores condições de trabalho e vida, pois são ferramentas de luta que, quando fortalecidas pela união dos trabalhadores, colocam toda uma categoria em posição de negociar de igual para igual com aqueles que detém o poder econômico, por meio da mobilização.

Em entrevista ao Jornal do Trabalhador, o presidente do MSU Rio Preto e do Sindicato SETH, Sérgio Paranhos, falou sobre a importância do dia 1º de maio e das entidades sindicais para os trabalhadores. "O Dia dos Trabalhadores, em 1º de maio, é uma data universal, comemorada praticamente no mundo todo. E com razão. Quem faz a economia girar e produz as riquezas em qualquer país, principalmente no Brasil, são os trabalhadores. Os trabalhadores devem valorizar muito esta data e lutar para manter tudo aquilo que foi conquistado com muitas lutas, inclusive de pessoas que deram a vida para poder conquistar os direitos que temos hoje", disse. "É um dia não só de comemoração, mas também de reflexão, para que os trabalhadores fiquem atentos aos movimentos que estão acontecendo atualmente no nosso país, que buscam retirar direitos. Há uma necessidade de que o trabalhador se conscientize de que, unido à entidade sindical que luta pelos seus direitos, ele estará fortalecido. Então, trabalhador, participe, una-se ao sindicato da sua categoria para que juntos possamos manter tudo aquilo que foi conquistado nesses anos de luta em nosso país", concluiu.