Últimas notícias »

SINDICATO  DOS  EMPREGADOS
EM TURISMO E HOSPITALIDADE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

entre em contato conosco
17 3203-0077 / 17 99113-4760
Destaques Sindicais 20/7/2022 17:10:43 » Por Atualizado em 20/7/2022 19:5h

SETH participa do Encontro Nacional dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes

Evento reuniu 230 dirigentes sindicais de todo o país para debater o cenário político e buscar alianças para proteção da classe trabalhadora




 

O SETH São José do Rio Preto e Região, representado pelo Sr. Marlon Silva (departamento jurídico), participou, nesta quarta-feira (20/07), do Encontro Nacional dos Trabalhadores Prestadores de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes, realizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Áreas Verdes (CONASCON), na cidade de Florianópolis/SC.


O evento reuniu cerca de 230 dirigentes sindicais que representam a categoria em todo o país, além de autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário, para debater o cenário político, discutir estratégias, avaliar ações realizadas pelas entidades sindicais e buscar alianças para a proteção da classe trabalhadora, em especial dos empregados em asseio e conservação, limpeza urbana e áreas verdes.



Marlon Silva, do departamento Jurídico do Sindicato SETH, participou do encontro


O evento teve início às 9h com uma palestra sobre o panorama do sindicalismo mundial, ministrada pelo secretário geral da Uni Américas, Márcio Monzane, que falou sobre as tendências da organização do trabalho e a retirada de direitos trabalhistas no Brasil e no mundo.


Segundo o sindicalista, a chamada "flexibilização das relações de trabalho" ganhou uma nova roupagem com a introdução das plataformas de tecnologia. "A glamorização do empreendedorismo, como pudemos ver com a Uber e os aplicativos de entrega de comida, são exemplos claros dessa agenda. Mas com o tempo as pessoas vão percebendo que precisam de direitos. Vários trabalhadores em aplicativos estão criando sindicatos pelo mundo e no Brasil não será diferente", explicou.



Assista ao vídeo institucional sobre os 30 anos da Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Limpeza Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo (FEMACO)


Monzane também colocou que as relações sindicais precisam se atualizar e discutir esses novos modelos de trabalho. "Na áreas de Limpeza, por exemplo, já existem plataformas que oferecem serviços intermitentes. E os sindicatos que representam esses trabalhadores precisam acompanhar essa evolução e defender veículos empregatícios e a defesa dos direitos desses prestadores. Acompanhar essas mudanças é essencial", concluiu.


O presidente da Federação dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas Verdes no Estado de São Paulo (FEMACO) e ex-deputado federal, Roberto Santiago, também palestrou no evento, abordando o panorama político nacional, no qual ressaltou a importância da presença de representantes da classe trabalhadora no Congresso Nacional. "Hoje, de 513 deputados federais, só 20 defendem os interesses dos trabalhadores. As transformações acontecem na política. Mudar o país é organizar os trabalhadores politicamente", afirmou.


No decorrer do dia mais especialistas palestraram, entre eles o consultor técnico das centrais sindicais e ex-diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, e a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região do Paraná, Margaret Matos de Carvalho.


(Com informações da CONASCON e da FEMACO)



O presidente da FEMACO, Roberto Santiago




NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos

Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI

Fale Conosco