O presidente do SETH, Sérgio Paranhos, fez um balanço das atividades do sindicato no ano de 2022 e falou sobre as expectativas para 2023, em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, nos dias 19 e 26/12.
Segundo Paranhos, 2022 foi um ano de recuperação econômica e da geração de empregos no setor de turismo e hospitalidade, que abrange as 12 categorias profissionais representadas pelo SETH, após dois anos de recessão causada pela pandemia. "Pudemos observar um crescimento na abertura de vagas de emprego e, com a retomada, no entendemos que é preciso valorizar os trabalhadores", disse. "Dessa forma, conseguimos concretizar todas as negociações coletivas do ano, garantindo a todas as categorias, no mínimo, a reposição da inflação acumulada nos 12 meses anteriores a cada data-base. Com isso, entendemos que foi um ano produtivo, que trouxe uma retomada no emprego e um ânimo novo para empregados e patrões", destacou.
Já a expectativa para 2023, de acordo com o presidente do SETH, é que seja um ano de reconstrução do país, com muitos desafios. "Esperamos que seja bem melhor do que os últimos anos. Estaremos com um governo que fala a linguagem do trabalhador e esperamos que haja uma abertura para uma maior participação da sociedade. Nós entendemos que, para que um país possa se desenvolver, as decisões devem ser tomadas com a participação do povo. Infelizmente, neste governo que se encerra, nós não tivemos essa oportunidade, pois a democracia não estava sendo praticada. Espero que as pessoas entendam que precisamos estar juntos para tomar as decisões, para fazer o país crescer", afirmou. "O governo atual vai deixar uma dívida não apenas financeira, mas também social. Nós precisaremos recuperar tudo que foi perdido nos últimos anos, por isso será um ano trabalhoso, um grande desafio para todos nós."
Destaques Sindicais 8 de setembro
Destaques Sindicais 29 de agosto
Destaques Sindicais 27 de agosto
Destaques Sindicais 25 de agosto