Destaques Sindicais 30/7/2024 16:33:58 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP) Atualizado em 30/7/2024 16:47h

SETH firma Convenção Coletiva 2024 dos empregados em estética e cosmetologia de Rio Preto e região

Após difícil negociação com setor patronal, trabalhadores receberão reajuste a partir de junho e diferenças no salário e nos benefícios em forma de abono indenizatório, retroativo a janeiro

Assista à entrevista feita pelo Programa Jornal do Trabalhador com o presidente do SETH, Sergio Paranhos, nesta segunda-feira (29/07)

Com o apoio da FETHESP, o SETH firmou, na sexta-feira (19/07), a Convenção Coletiva de Trabalho 2024 dos empregados em empresas e clínicas de estética e cosmetologia de São José do Rio Preto e região, após uma extensa e difícil negociação com o setor patronal. E para informar mais detalhes sobre o reajuste da categoria, o presidente do sindicato, Sergio Paranhos, concedeu entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, nesta segunda-feira (29/07).

Segundo ele, ficou estabelecido, a partir de junho de 2024, o aumento de 5% nos pisos salariais, nos salários e no vale alimentação. Com isso, todos os trabalhadores da categoria receberão remuneração igual ou superior ao salário mínimo do Estado de São Paulo, que atualmente é de R$ 1.640,00.

Já as diferenças salariais referentes ao período de janeiro/2024 a maio/2024 deverão ser pagas a título de abono indenizatório de uma única vez. "As empresas deverão calcular 5% sobre o salário do trabalhador e pagar esse valor em forma de abono, acrescido de mais 8% correspondente ao FGTS, além das diferenças do vale alimentação, cujo valor mínimo passou a ser de R$ 183,00 em junho", explicou Paranhos.

A Convenção Coletiva garante ainda novos benefícios aos trabalhadores, que devem ser cumpridos obrigatoriamente pelas empresas, não sendo permitido fazer qualquer desconto do empregado. Caso tenha interesse, o funcionário poderá incluir dependentes ao seu plano, arcando em contrapartida com um valor adicional de R$ 43,00 por pessoa, com desconto em folha de pagamento.

Veja os benefícios garantidos:

- Plano Odontológico, que inclui consultas, prevenção, radiologia, dentística, cirurgia, endodontia, periodontia, odontopediatria e próteses;

- Seguro de Vida com coberturas em caso de acidentes ou falecimento do empregado titular;

- Programa Telemedicina, com assistência médica 24 horas, 7 dias por semana com clínico geral e outras 11 especialidades por agendamento;

- Convênio Farmácia, com descontos de até 70% na compra de medicamentos em rede credenciada.

Confira aqui a Convenção Coletiva de Trabalho dos empregados em estética e cosmetologia - data-base janeiro de 2024.

Em caso de dúvidas e para mais informações, entre em contato com o SETH pelo telefone (17) 3203-0077.