Destaques Sindicais 28/8/2024 17:16:21 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP)

SETH conclui negociação coletiva 2024 dos empregados em empresas de conservação de elevadores

Apesar das dificuldades enfrentadas, ficou garantido aumento acima da inflação para a categoria, a partir de agosto

Assista à entrevista realizada pelo Programa Jornal do Trabalhador com o presidente do SETH, Sergio Paranhos, na quinta-feira (22/08)

Em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, na quinta-feira (22/08), o presidente do SETH, Sergio Paranhos, anunciou a conclusão da negociação coletiva dos empregados em empresas de instalação, manutenção e conservação de elevadores e similares de São José do Rio Preto e região.

Apesar das dificuldades enfrentadas, as tratativas com o setor patronal, iniciadas ainda em junho, garantiram à categoria aumento de 4,23% nos salários, pisos salariais e benefícios. Vale ressaltar que o reajuste deve ser aplicado já na folha de agosto, com pagamento até o quinto dia útil de setembro.

Ficou estabelecido o piso salarial de R$ 1.685,50 para os empregados nas funções técnicas em período de treinamento. Nas empresas com até 120 funcionários, o piso para as funções técnicas passou a ser de R$ 1.987,38, enquanto o dos empregados administrativos subiu para R$ 1.640,00. Já nas empresas com mais de 120 trabalhadores, esses valores foram corrigidos para R$ 2.704,36 e R$ 1.700,00, respectivamente.

O valor mínimo do Vale Refeição, por sua vez, aumentou para R$ 39,00 por dia de trabalho, enquanto o Cartão Alimentação mensal foi corrigido para R$ 354,39 nas empresas com até 120 empregados, e R$ 416,92 naquelas com mais de 120 trabalhadores. É facultado às empresas fornecerem a cesta básica em produtos, no lugar do cartão alimentação, devendo neste caso ser composta conforme determina a Convenção Coletiva.

Outra importante cláusula é a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), que coloca no bolso do trabalhador uma parte dos ganhos das empresas. Os novos valores ficaram assim:

a) De 01 a 30 empregados: R$ 115,19
b) De 31 a 60 empregados: R$ 252,41
c) De 61 a 90 empregados: R$ 433,64
d) De 91 a 120 empregados: R$ 532,02
e) A partir de 121 empregados: R$ 1.375,83

Esses valores não têm caráter salarial e serão pagos semestralmente, sendo primeiro vencimento até 06/01/2025, relativo ao primeiro semestre de 2024, e o segundo vencimento até 07/07/2025, relativo ao segundo semestre de 2024.

Paranhos avaliou positivamente o resultado da negociação salarial da categoria, destacando que ela não só repôs as perdas causadas pela inflação, como garantiu um ganho real e a manutenção das conquistas anteriores. "Estamos satisfeitos com o resultado, que assegura melhorias significativas para os trabalhadores em um cenário econômico desafiador," afirmou.

Para saber mais detalhes sobre a Convenção Coletiva acesse o site www.sindicatoseth.com.br ou fale com o SETH pelo telefone (17) 3203-0077.